Qualquer empresa está sujeita a sofrer com imprevistos tecnológicos, falhas humanas ou desastres naturais. Sua empresa está preparada? Saiba como o plano de Disaster Recovery pode te ajudar.

Um cenário muito comum, mas não ideal, que encontramos na maioria das empresas tanto hoje, quanto antigamente é deixar para resolver um problema quando o mesmo já ocorreu de fato. Esse tipo de comportamento pode ser muito perigoso no mundo corporativo, além de resultar em danos imensuráveis, por isso é preciso evita-lo.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o seguinte ditado: “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Pois é, está na hora de colocar o ditado em prática na sua rotina!

 

Imprevistos podem acontecer

 

Um país como o Brasil sofre com diversos fenômenos da natureza constantemente. Por ser um país tropical, a cada dia ou estação do ano – principalmente na época do verão – nós estamos sujeitos a sofrer com desastres naturais, desde inundações causadas por tempestades até incidências de raios. Com isso, muitas pessoas acabam perdendo muitas coisas importantes, isso inclui as empresas que não possuem com um plano de contingência eficaz e acabam perdendo documentos essenciais nas atividades do seu negócio.

Mas vale ressaltar que um desastre não é causado unicamente pela natureza, também existem os desastres causados pelo homem. Por exemplo, erros de manutenção, digitação, ataque maliciosos de hackers na internet, brechas de vulnerabilidades, falhas tecnológicas, entre milhões de coisas que qualquer empresa está sujeita a sofrer.

Contando com esses inúmeros fatores de riscos que as organizações estão expostas, por que não começar a investir em um plano de contingência eficiente para prevenir seu negócio de futuras dores de cabeça? É por isso que hoje existe o plano de Disaster Recovery, um plano de contingência que garante a continuidade do seu negócio de forma segura, apesar dos eventos interruptivos.

3 motivos para você adotar uma solução de Disaster Recovery

 

Disaster Recovery, o que é isso?

 

Como já dito anteriormente, o Disaster Recovery Plan (plano de recuperação de desastres, em inglês) é um plano de contingência, utilizado pelas empresas que buscam manter o seu ambiente de TI protegido contra futuras ameaças e desastres.

O plano de Disaster Recovery envolve um conjunto de políticas e procedimentos que asseguram a recuperação e a continuidade da infraestrutura de tecnologia e sistemas de uma companhia na ocorrência de um desastre natural, falhas humanas ou bugs no sistema.

O plano de recuperação de desastres promete resgatar os dados afetados da empresa em questão de alguns segundos, corrigindo o sistema sem que sua empresa perca dados essenciais. Ou seja, a ideia por trás do plano de Disaster Recovery é ter um ambiente redundante alocado fora da sua empresa, podendo ser físico ou na nuvem, onde ele pode ser facilmente acionado no caso do sinistro.

 

Como funciona?

 

Esse plano funciona de forma simples, eficiente e segura. Quando você possui um plano de Disaster Recovery com uma empresa de soluções em nuvem, como a solução de DR da nossa Cloud Premium, o processo de restauração se torna muito mais rápido. Isso porque suas informações são duplicadas em uma infraestrutura distinta de emergência em nuvem.

Então, caso aconteça uma inundação dentro da sua empresa e atinja os seus servidores no ambiente de TI, por exemplo, tudo o que você precisa fazer é ligar para o suporte técnico da Online Data Cloud informando o ocorrido e solicitando para ativar o plano de contingência imediatamente. A equipe da Online Data Cloud irá acionar o plano de Disaster Recovery e dentro de alguns instantes sua empresa já poderá operar normalmente, como se nada tivesse acontecido.

Que foi exatamente como aconteceu com a Enfil S.A, empresa de controle ambiental. Você pode ficar por dentro de como o plano funciona na prática baixando o nosso case de sucesso.

 CTA CASE ENFIL2

3 motivos para sua empresa adquirir um plano de Disaster Recovery

 

Agora que já finalizamos o conceito, já sabemos o que é um plano de Disaster Recovery e como funciona esta solução, vamos ao ponto que te trouxe a este artigo: quais são os 3 motivos para sua empresa adquirir, o quanto antes, um plano de Disaster Recovery?

Vamos lá!

1. Manter a segurança e a disponibilidade do seu ambiente

O plano de recuperação de desastres foi idealizado com o intuito de manter a segurança e a disponibilidade dos sistemas das empresas. Assim, em caso de qualquer evento interruptivo, como falhas de energias, humanas, de software, hardware e acidentes naturais, o plano de contingência irá garantir a continuidade operacional das atividades, sem nenhum tipo de perda ou danos.

Então, de forma resumida, ter um plano de recuperação de desastres é uma forma de prevenir sua empresa sobre as coisas que estão fora do seu controle. Com isso, possuir um Disaster Recovery Plan já deixou de ser uma opção para os negócios – se tornou uma necessidade.

2. Você não irá perder dinheiro!

Muitas vezes a equipe executiva fica resistente em adotar uma solução de disaster recovery na sua empresa, achando que não irá precisar ativar o plano e isso acabar se tornando um custo “desnecessário” para a organização. Mas antes de afirmar qualquer coisa, é preciso antes fazer uma avaliação do cenário em que a companhia se encontra atualmente.

O primeiro passo é fazer uma avaliação geográfica da área em que a empresa está situada, verificando se é uma área que corre riscos de alagamentos, inundações, raios, etc. Feito isso, o próximo passo é verificar o período de inatividade que a empresa estará sujeita, determinando quais são os riscos que a companhia está exposta durante esse período de interrupção, pois lembre-se: a saúde vital de toda a empresa depende da estabilidade do ambiente de TI.

E por fim, para descobrir o custo que esse período de inatividade irá causar, será necessário multiplicar tudo isso por cada hora de inatividade. Pois fazendo isso você pode descobrir custos que você nem saberia que gastaria.

Se você optar por não ter um plano de contingência e sofrer alguma eventualidade, o valor do prejuízo será muito maior. Fora o impacto da reputação da empresa e a desmotivação dos funcionários, que também irá impactar o financeiro da empresa. Então, a melhor forma de não perder dinheiro é se prevenindo, principalmente se sua empresa está em uma situação de risco.

3. Prevenir é sempre o melhor remédio

Qualquer empresa que preza pela segurança dos seus dados precisa investir em um plano de Disaster Recovery. Diante de um mercado totalmente competitivo, é importante sempre pensar na saúde do seu negócio, adotando soluções que permitem que suas atividades funcionem de forma ininterrupta, e nisso o plano de recuperação de desastres da Online Data Cloud pode te ajudar.

Esse tipo de solução preventiva garante proteger os dados de missão crítica, a estabilidade e a disponibilidade da infraestrutura de TI; o desempenho tecnológico da empresa e a disponibilização de servidores virtuais no apoio de estratégias.

Portanto, por que não fazer a prevenção do seu negócio hoje e se livrar de futuros problemas antes que seja tarde demais?

A computação na nuvem pode ser uma grande aliada aos negócios!

 

Utilizar soluções baseadas na nuvem permite reduzir drasticamente os custos e até mesmo o tempo em caso de uma recuperação de algum desastre, pois sua empresa não precisará reconstruir seus servidores após uma tragédia, eles estarão alocados na nuvem.

Além do mais, o uso de soluções de computação na nuvem costuma ser muito mais baratas do que as outras alternativas oferecidas no mercado, visto que investir em dois data centers é muito caro, pois exige gastos com manutenções, espaço físico, climatização, energia, etc. Já na nuvem da Online Data Cloud, além de ser mais econômica, os dados da sua empresa estarão sempre seguros, disponíveis e flexíveis.

E agora, ficou convencido de que o seu negócio precisa de um plano de recuperação de desastres?

cta disaster recovery 1

Compartilhar: