Fazer uma avaliação estratégica garante ganhos fundamentais para quem quer migrar para a nuvem.

 

O armazenamento em nuvem está sendo uma alternativa para empresas de todos os tamanhos. Grandes companhias já perceberam os benefícios de migrar seus dados para uma cloud ou para a multicloud. E naturalmente, esse comportamento está engajando as pequenas e médias empresas que também perceberam os benefícios desta mudança. “É muito caro você manter uma estrutura confiável dentro da sua casa. Outro ponto é a flexibilidade, pois é muito custoso e demorado o processo de compra de hardware”, destaca Vinícius Coelho, coordenador de TI da Online Data Cloud.


Para te ajudar a entender as vantagens do armazenamento em nuvem, elencamos os cinco principais pontos.

 

As 5 vantagens do armazenamento em nuvem

 

1- Redução de custos: uma das principais vantagens é também aquela que torna muitos negócios e contratações possíveis: a redução de custos. Ao comparar o armazenamento em nuvem com a contratação de uma infraestrutura interna, facilmente a nuvem sai na frente. Isso porque são várias as responsabilidades financeiras e até mesmo de gestão, que saem da equipe interna quando se contrata um provedor de nuvem. Um data center interno exige, além dos hardwares, soluções de refrigeração, custos com energia, equipe própria e, muitas vezes, reforço com a segurança. “Ao comprar essa máquina, ela precisa estar refrigerada, então, precisa ter um ar-condicionado. Se os servidores são muito importantes, logo, você vai ter que criar uma sala cofre, porque se alguém roubar aquela máquina ou o seu conjunto de máquinas, você está dando a vida da empresa. Tudo isso começa a deixar o custo muito alto e exigir muitos profissionais”, explica Vinícius. “Quando você vai para a nuvem, tudo isso já está incluso no contexto. Você não está se preocupando se vai acabar energia, se o ar-condicionado queimou, se você vai ter um profissional para fazer a gerência da infraestrutura, que é a parte de servidores e sistema operacional etc.”, complementa.

 

2 – Aumento de elasticidade: você sabe qual a importância da elasticidade no armazenamento de dados em nuvem? De acordo com Vinícius Coelho, a vantagem significa que é muito fácil aumentar a quantidade dos seus dados na nuvem ou reduzir, se necessário, diferentemente de quando se tem uma infraestrutura interna. “Se você precisar de espaço para a máquina porque acabou o [espaço] do seu servidor, é preciso comprar disco. E o processo de compra de disco ou até de compra de outro servidor pode demorar de 30 a 60 dias, se foi algo que não foi programado”, explica. “Considerando a nuvem, isso não acontece. Na nuvem você simplesmente contrata. Se precisa de mais espaço ou se não precisa, você devolve. No hardware, aquele passivo é seu até o fim. A nuvem tem a questão de poder aumentar ou diminuir sem ficar com passivo para sempre”, ressalta o coordenador da Online Data Cloud.

 

3 – Escolha quanto quer pagar: você precisa de um hardware mais simples, apenas para guardar dados importantes, mas que não serão muito acessados? Ou precisa de algo mais robusto, com rapidez ao acesso? Essas questões podem baratear ou encarecer o custo da sua nuvem, o que garante que você possa encontrar o modelo ideal para a sua companhia e reduzir custos. “Todas as nuvens oferecem níveis de qualidade do disco em que você está gravando. Em alguns casos, você quer colocar um dado que não é muito importante, mas precisa ser guardado e você coloca num disco mais barato, que é lento, mas é barato, e funciona como compliance. Agora, se você precisa de muita velocidade para esse dado, você compra uma qualidade mais alta”, explica Vinícius.

 

4 – Redução de mão de obra: a contratação do armazenamento em nuvem garante que profissionais especializados em TI, que representam um investimento alto para a empresa, não precisam ser contratados. Considerando que o provedor de nuvem assume as responsabilidades desta infraestrutura, os custos com esses profissionais que poderiam estar focados apenas nessas atividades, são reduzidos – o que representa uma grande vantagem para a sua folha de pagamento.

 

5 – Foco no negócio: e, por último, ao tirar a preocupação interna com a gestão de uma infraestrutura de armazenamento de dados, é possível administrar o seu negócio com foco no seu setor. Inclusive, contratando profissionais que possam adicionar mais experiência, criatividade e expertise ao seu negócio.

Compartilhar: