Falta de segurança, altos custos, complicações para usar a solução… Veja quais são os principais mitos sobre cloud computing que circulam por aí e desvende esses mistérios.

Atualmente, grande parte das organizações já migraram seu sistema para as soluções de Cloud Computing. Segundo um estudo realizado pela Logicalis, 82% das organizações já possuem alguma aplicação rodando em nuvem.

Esse tipo de solução chama a atenção dos empreendedores e gestores devido ao seu alto grau de disponibilidade e altos níveis de segurança.

Que de fato a nuvem assegura a proteção das informações armazenadas, isso não há como negar. Porém, existem mitos que circulam por aí que deixam alguns gestores com receio de migrar seu sistema para a nuvem.
Afinal, ninguém quer correr o risco de ter seus dados confidenciais expostos ou vulneráveis à ataques de hackers, não é mesmo?

Pensando nisso, escrevemos esse artigo para desvendar os principais mitos sobre a segurança na Cloud Computing. Veja quais são eles!

8 mitos sobre Cloud Computing

1. Hospedar na nuvem é menos seguro

 

Ficar com o pé pra trás para migrar todo o seu sistema em algo novo, diferente do que você está acostumado é perfeitamente normal, pois a continuidade das atividades de todos os setores da sua empresa depende da segurança das suas informações.

Mas o principal equívoco é dizer que hospedar na nuvem é a opção menos segura. Muito pelo contrário! Hospedar na nuvem é muito mais seguro do que as soluções tradicionais de TI. Ao hospedar na nuvem, a tarefa de manter a segurança dos dados é automaticamente compartilhada com o seu provedor.

Uma boa empresa provedora de nuvem, como a Online Data Cloud, garantirá a segurança de todas as informações, de missão crítica ou não, com medidas necessárias como a criptografia de dados e firewall para identificar de possíveis invasores.

 

2. Os serviços de nuvem têm um alto custo

 

Muitos empresários ainda não mudaram seu sistema para a nuvem devido ao suposto “alto custo” que é utilizar as soluções de cloud computing. Mas isso também não se passa apenas de um grande mito.

Já foi comprovado que migrar o sistema para a nuvem pode reduzir custos para a companhia, já que o uso da cloud computing dispensa custos adicionais como a implantação de uma infraestrutura física na empresa, gastos com energia elétrica ou manutenções.

Ou seja, além de reduzir custos a empresa ficará livre de dores de cabeça e ganhará tempo livre para focar no seu negócio.

 

3. A nuvem é prejudicial ao meio ambiente

 

Muitas empresas se preocupam com a sua responsabilidade social e não querem fazer parte das empresas que prejudicam o meio ambiente de alguma forma. E isso é uma prática excelente, afinal todos somos responsáveis em manter a saúde do nosso planeta.

Entretanto, dizer que as soluções de nuvem fazem mal para o meio ambiente é um grande mito. Os provedores da Online Data Cloud, por exemplo, localizados no Data Center da Equinix operam com processadores de baixa voltagem, consumindo menos energia que os processadores convencionais.

Além disso, a Equinix trabalha com o Projeto Ecologicamente Sustentável, onde os Data Centers são projetados de acordo com as mais rigorosas normas de sustentabilidade.

 

4. A nuvem prejudica os empregos

 

Muito se ouve dizer em que as soluções de cloud computing pode ser prejudicial para o mercado de trabalho, exigindo menos profissionais e mais “máquinas”, soluções inteligentes para executar todas as tarefas. Mas não é bem assim que funciona.

A nuvem, pelo contrário do que se diz, ao invés de diminuir a quantidade de empregos pode aumentar. Isso porque com os avanços da tecnologia, soluções mais modernas são desenvolvidas e isso exigirá que tenham mais profissionais especializados na área.

Contudo, a nuvem em si não diminui os empregos, ela abre portas para os profissionais se especializarem nas tecnologias mais modernas.

5. Problemas na migração

 

Mito. Existe uma grande preocupação no mercado em relação a migração de dados para a nuvem, como a perda de informações vitais nesse processo. Entretanto, isso não é verdade, já que é possível exportar todos os dados para o local que a empresa deseja sem sofrer com nenhuma perda.

O único problema que pode ocorrer nesse trâmite, no máximo, é uma pequena incompatibilidade entre as ferramentas.

Mas tenha calma! Isso pode ser facilmente resolvido pela empresa provedora.

6. Usar a nuvem é muito complicado

 

Muitas pessoas associam “novas tecnologias” com coisas mais complicadas, mas é exatamente o contrário. As novas tecnologias, apesar de serem mais sofisticadas e modernas, tendem a ser mais fáceis de usar. E com a Cloud Computing isso não é diferente.

A nossa hospedagem em nuvem veio para descomplicar a sua vida. Muito mais fácil que os meios convencionais, que geralmente exigem um pouco de conhecimento técnico para fazer o gerenciamento, a nuvem traz funcionalidade em suas soluções e otimiza processos.

 

7. O provedor tem acesso as minhas informações confidenciais

 

A principal função de um provedor é manter a segurança das informações para que não sejam extraviadas, corrompidas ou acessadas por pessoas não autorizadas. Não é ter acesso a elas para quaisquer outras finalidades.

Então, o provedor vai garantir que os dados permaneçam em sigilo sem que ninguém tenha acesso a eles. De acordo com as cláusulas de privacidade, os arquivos somente poderão ser visualizados por pessoas autorizadas.

 

8. A equipe de TI não precisa de treinamento para soluções de cloud computing

 

Isso também é um mito. Quando uma companhia opta por utilizar soluções de cloud computing, é indispensável que a sua equipe passe por um treinamento. Isso porque é preciso que a equipe de TI esteja alinhada a nova realidade da empresa para saber como agir com as novas tecnologias. Portanto, sim, é necessário que a equipe de tecnologia da informação seja treinada.

Esses foram alguns dos principais mitos a respeito da nuvem. E agora, você já conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas? Deixe um comentário pra gente!

Se você ficou com alguma dúvida ou busca maiores esclarecimentos, entre em contato conosco. Estamos sempre dispostos a ajudá-los.

Hospedagem na nuvem

Compartilhar: