Cloud Computing: a escolha do provedor é crucial para o sucesso da migração para a nuvem.

 

Sua empresa já considerou os benefícios de migrar para a nuvem, como redução de custos de infraestrutura, aumento de eficiência e flexibilidade na operação e altos níveis de capacidade e desempenho?

 

Então, você certamente está a um passo de migrar, mas lembre-se: a migração para a nuvem não se trata apenas de pegar os seus servidores e colocar na nuvem. Existe toda a parte estrutural do negócio, que o responsável pelo projeto de migração precisa desenhar e entender para escolher o provedor de nuvem certo.

 

A importância de avaliar a maturidade da empresa

 

Existe um processo que depende de um plano de ação bem estruturado e que, como consequência, exige um profissional capacitado e que entenda o universo do cloud computing para levantar pontos que são cruciais não só para garantir a rentabilidade do projeto, como também para que a nuvem não ofereça nenhum tipo de risco ao negócio. 

 

– Como os dados vão sair da sua empresa para ir para a nuvem?

– Como esses dados serão acessados?

– O acesso será via VPN ou os dados estarão abertos para o mundo?

 

É justamente ao levantar essas questões, que se chega na segurança. Antes de contratar um fornecedor é importante entender qual é o nível de sensibilidade dos dados da empresa e quão expostos esses dados estarão. Isso porque cada tipo de dado pode demandar um tipo de segurança diferente, desde a segurança de acesso, já que a nuvem pode trazer mobilidade, conectividade, facilidade, acesso espontâneo em todo lugar, mas também pode trazer insegurança. 

 

Por exemplo:

– É um dado mais sensível, que contém informações dos seus clientes?

– Qual tipo de segurança deve ser aplicada?

– Que tipo de firewall precisa ter?

– Como se conectar e qual tipo de acesso externo liberar? 

Tudo isso precisa ser definido nuvem a nuvem e aplicação por aplicação!

 

E esse é só o começo da jornada que, para ser bem-sucedida, exige o entendimento profundo de mais dez fatores que você precisa avaliar para escolher o provedor de nuvem ideal para a sua empresa, garantir a rentabilidade do projeto, e para que a nuvem não ofereça nenhum tipo de risco ao negócio. 

 

O guia de cloud computing para você avançar na jornada para a nuvem

 

Pensando nisso, desenvolvemos um guia absolutamente completo e exclusivo de cloud computing para ajudar a você a escolher o provedor ideal para sua empresa e avançar para uma jornada bem-sucedida na nuvem.

 

Confira os tópicos que você encontrará neste material, que tem a participação especial dos especialistas em cloud computing da Online Data Cloud, Vinícius Coelho, coordenador de TI e Adriano Filadoro, sócio-diretor:

 

1 – Avalie a maturidade da sua empresa;

2 – Como os dados vão sair da sua companhia para ir para a nuvem?

3 – Analise os desafios em relação a segurança operacional;

4 – Entenda o sizing (dimensionamento da infraestrutura);

5 – Coloque na balança o custo e o desempenho;

6 – Considere o suporte que será oferecido pelo provedor;

7 – Saiba como a Online Data Cloud pode te ajudar nesse processo;

8 – Dê um passo a mais com a multicloud;

9 – Deixe as vantagens da nuvem guiarem sua decisão;

10 – Avalie a estrutura de especialistas da sua empresa;

11 – Conheça um case de migração bem-sucedida.

 

Acesse agora mesmo o guia e dê um passo a mais na jornada para a nuvem da sua empresa: Cloud Computing: O guia completo para escolher o seu provedor de nuvem

 

Compartilhar: