Utilizar os dados com inteligência é estratégia fundamental para garantir melhores resultados.

 

A pandemia da COVID-19 foi responsável por acelerar a transformação digital em empresas por todo o país. Se antes muitas empresas já sabiam da importância de iniciar a jornada de transformação digital e estavam na etapa de planejamento, para sobreviver à nova realidade de isolamento social, foi necessária uma corrida contra o tempo para garantir que seus negócios continuassem gerando resultados.

 

Uma das bases para a transformação digital está na implementação da cultura DataOps no modelo de negócio. “DataOps é olharmos a operação sendo guiada por dados. Os passos da transformação digital vão trazer uma cultura de dados voltados para a operação. A sua companhia tendo a capacidade de monitorar os próprios dados, de buscar insights dentro desses dados e, assim, conseguindo otimizar modelos de negócio e processos de produção, ao ponto desses dados gerarem receitas efetivas para que se possa enxergar um modelo de transformação digital”, explica Adriano Filadoro, sócio-diretor da Online Data Cloud e especialista em cloud computing.

 

A implementação da cultura DataOps, no entanto, precisa ser considerada por toda a companhia. Não se deve pensar que é uma estratégia a ser implementada pela área de TI, quando ela só vai funcionar se toda a empresa estiver capacitada a atuar compreendendo os dados, sua leitura e importância para o negócio. Vale destacar que na cultura DataOps, cientistas, engenheiros e analistas de dados, bem como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA), são profissionais e ferramentas que ganham mais importância dentro das organizações.

 

Dois grandes passos para a cultura DataOps

 

Entendendo que na implementação da cultura DataOps os dados são fontes que devem guiar as decisões de negócio, agora é preciso garantir também que a sua utilização seja feita de forma correta. “Toda a empresa deve saber a importância de ter dados consistentes, o valor que tem a informação bem cadastrada e os times que vão poder de uma forma mais tranquila modelar esses dados para extrair insights para o negócio e respostas pro negócio. A visão de DataOps é uma ideia de base para a transformação digital”, reforça Filadoro.

 

1- Entender que a demanda é de negócio

Muitos acreditam que a implementação da cultura DataOps é de responsabilidade da área de TI e que essa análise de dados também deve ser algo realizado à parte, como uma demanda específica para essa equipe que atua com tecnologia. No entanto, pensar dessa forma é um erro e, consequentemente, não vai ajudar a sua empresa a fazer a implementação de forma correta. “O negócio tem que se redescobrir e precisa pensar nesse formato”, explica Adriano.

 

2- Fazer as perguntas corretas

Agora que você já sabe que um dos aspectos primordiais para a implementação desse conceito é utilizar os dados coletados pela sua companhia e entende também a riqueza deles, é preciso entender qual o melhor jeito de utilizá-los. Os dados, por si só, não poderão ajudar a sua companhia a chegar nas melhores decisões, nas mudanças de processos ou na criação de novos serviços, por exemplo, se você não souber as perguntas certas para obter as respostas que deseja.

 

“É preciso ter questões efetivas para responder e entender o trabalho que você fez. É preciso tentar responder o processo, responder uma tese, se você pode defender ou negar essa tese, por exemplo. O padrão de compra é esse mesmo? O meu padrão de produção é dessa forma ou pode ser alterado? Os dados nos tiram do achismo e nos fornecem respostas mais embasadas e consistentes.

 

Sua empresa já iniciou a jornada para a transformação digital? 

Conheça as etapas para iniciar este processo aqui.

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