O uso da tecnologia é um grande fator competitivo para os negócios, especialmente para aqueles que buscam operar suas atividades de forma mais rápida e eficiente. É por isso que muitas companhias estão optando por migrar suas infraestruturas para a nuvem.

Não há como negar que a migração para a cloud pode trazer grandes vantagens para os negócios. Mas para obter sucesso nessa migração de ambientes, será necessário delinear um planejamento anteriormente, assim a companhia não irá correr riscos com perda de dados e sistemas durante o processo.

Mas a questão é: Como migrar a infraestrutura de TI para a nuvem de forma rápida, eficiente e segura?

Para esclarecer essa e algumas outras dúvidas, nós criamos esse post com o passo a passo de como ter sucesso na sua migração para a nuvem. Vamos começar?

Faça um planejamento prévio

É hora de refletir! Antes de implementar qualquer projeto em uma organização será necessário fazer um planejamento e começar a elaborar estratégias. O profissional de TI deve ver a cloud computing de forma abrangente, como uma estratégia que levará ao crescimento empresarial da organização.

Por isso, é importante ressaltar que o processo de migração deve ser iniciado com um bom planejamento, reunindo todos os profissionais envolvidos no projeto através de uma reunião que alinhe os objetivos da empresa ao todo e esclareça o papel de cada colaborador em cada processo, desta forma a migração pode ser realizada de forma coesa e segura. Após isso, já pode ser dado o próximo passo, iniciando a etapa de execução.

 

Avalie a execução do processo

Faça uma avaliação de como será a execução do processo de migração da infraestrutura de TI para um ambiente online. Haverá alguma modificação na estrutura dos processos da empresa? Tudo sairá de acordo com o que foi planejado? Ou afetará, de alguma forma, os serviços da sua empresa?

Com a ajuda de um bom provedor de cloud computing, essas questões podem ser facilmente resolvidas. Com a solução de Cloud Migrate da Online Data Cloud, por exemplo, é possível fazer a migração de ambientes para a nuvem através de uma plataforma automatizada. Assim, sua empresa pode migrar todos os seus serviços de uma vez só sem que haja interrupções nas operações ou afete negativamente o sistema da empresa.

migracao nuvem

Como migrar para a nuvem?

Depois de planejar e avaliar a execução, chegou a hora fazer a migração para a nuvem. É o momento de garantir que esse processo seja o mais cômodo possível, com soluções práticas que ajudem a melhorar o gerenciamento de dados e a produtividade da empresa.

 

Faça um levantamento do que será migrado

O primeiro passo é muito importante: faça uma avaliação estratégica de como está atualmente o seu ambiente de TI e determine o que deve funcionar na nuvem, o que você não deseja migrar ou o que vai ser migrado em um outro momento. É importante levar em consideração todas as aplicações, dados, softwares e os ativos de TI.

Vale ressaltar que hoje a cloud computing é o método mais seguro para guardar e compartilhar informações. Então, se sua empresa deseja operar suas atividades com total segurança, o ideal é migrar todas as operações de missão crítica para um ambiente cloud.

 

Escolha um bom fornecedor

Escolha um fornecedor de nuvem que tenha uma boa reputação no mercado para te ajudar nessa migração. É possível encontrar provedores de diversos formatos, desde os provedores que oferecem serviços mais simples, até os mais completos que fornecem além da implementação, serviços de manutenção e suporte.

A Cloud Migrate da Online Data Cloud, por exemplo, é uma solução que trabalha em todas as etapas do processo de migração que vão desde o planejamento até a execução da migração rápida. A Cloud Migrate é capaz de transformar data centers e projetos de migração com alta velocidade e eficiência através da automatização de processos, onde sua companhia pode migrar ambientes de qualquer lugar para onde quiser, inclusive para a nuvem.

Além do mais, a solução de migração da Online Data Cloud também oferece outras vantagens para sua empresa, como a recuperação de desastres, manutenção preventiva e suporte disponível em escala 24×7.

 

Integração

Uma das características oferecidas pelas soluções de cloud computing é a sua capacidade de integrar e centralizar setores e processos. Lembre-se que além de planejar o processo de migração, também é importante planejar como será a pós-migração para que tudo saia de acordo com as estratégias delineadas. Defina como será realizado o acesso dos dados armazenados, os termos de uso dos sistemas virtualizados e regras de acesso para editar e criar documentos.

Se sua empresa é mesclada ou trabalha com lojas físicas e e-commerces, também é possível fazer a virtualização de dados de forma integrada, com a Cloud Migrate da Online Data Cloud. Com isso, sua companhia não precisa perder tempo fazendo uma migração por vez, tudo pode ser realizado de forma automática de uma vez só.

 

Realize testes de segurança e performance

Migrado o seu ambiente, é hora da realização dos testes de segurança e performance. A solução Cloud Migrate oferece testes de segurança para assegurar toda a proteção dos dados da sua empresa antes de concluir o processo. O teste é realizado através da criação de um ambiente onde a segurança do sistema vai tentar ser burlada, até finalmente garantir o nível de segurança ideal.

Já o teste de desempenho é o que vai garantir o ganho de produtividade para sua organização, além de livrar a empresa de futuros problemas de baixo desempenho. O teste de desempenho pode ser efetuado através da utilização do sistema de forma rotineira e, para verificar até que nível vai a sua performance, também é legal realizar testes que levem ao “estresse do sistema”, assim a companhia pode analisar o nível de resistência da estrutura contratada.

O conjunto de um ambiente com altos níveis de segurança e bom desempenho, é o que garantirá que processo de migração seja o mais tranquilo para sua companhia.

 

Busque uma consultoria de cloud computing para realizar sua migração

Migrar para nuvem pode ser mais simples do que você imagina, especialmente se for realizada com uma solução de migração que torne isso ainda mais fácil. O grande benefício da Cloud Migrate da Online Data Cloud é que as empresas poderão usufruir de uma visão externa mais abrangente, com mais expertise, segurança e automatização.

Portanto, se sua organização busca migrar para a nuvem de forma mais rápida, sem sobrecarregar a sua equipe de TI, a Cloud Migrate é a solução ideal para você usufruir dos benefícios proporcionados pelo universo da cloud computing.

Migrar para a nuvem é um grande fator competitivo para as empresas que desejam aumentar sua produtividade, reduzir custos, ganhar agilidade e performance. Por isso, a Cloud Migrate pode te ajudar a tornar essa estratégia bem sucedida.

Ficou interessado na Cloud Migrate da Online Data Cloud? Entre em contato conosco!

Compartilhar: