O setor de TI possui um papel fundamental nas empresas, uma vez que ele é o responsável em manter a confidencialidade, a segurança e a disponibilidade dos dados que circulam tanto no ambiente interno, quanto externo.

Para isso, esses profissionais têm sob sua responsabilidade realizar a implantação de novos sistemas, o gerenciamento e a manutenção da infraestrutura de TI, local onde rodam todos os dados da corporação.

Mas sabe-se que para manter uma infraestrutura em funcionamento constante é necessário tempo da equipe de TI e dinheiro para investir em profissionais capacitados. Entretanto, nem todas as companhias tem esses recursos para manter o seu ambiente disponível, por isso o serviço de gestão de infraestrutura terceirizado pode ser um grande aliado ao seu negócio, ajudando a evitar indisponibilidades ou até mesmo ataques virtuais.

Continue lendo o artigo e saiba como.

Gestão de infraestrutura de TI

Contratar uma equipe especializada terceirizada para realizar a gestão de sua infraestrutura permite alinhar as estratégias da organização com os recursos tecnológicos. A gestão de infraestrutura funciona como uma espécie de suporte para os servidores da empresa, permitindo auxiliar os colaboradores da corporação sobre como aplicar boas práticas de utilização das ferramentas, assim como dos sistemas operacionais.

Uma equipe especializada em gestão de infraestrutura, além de realizar as funções citadas no parágrafo anterior, também pode ajudar em diversos quesitos, como na segurança da informação, garantir a disponibilidade da infraestrutura de tecnologia, assim como a sua confiabilidade através de um gerenciamento centralizado.  

Pode-se concluir que uma gestão terceirizada pode atuar em diversas partes do ambiente: resolução de problemas da rotina da companhia; potencialização de resultados da organização; realização do monitoramento dos sistemas bem como redução de falhas operacionais e auxilio na prevenção de problema e aumentar o desempenho da companhia com a implantação de novas soluções no ambiente de TI.

Por que as organizações devem contratar esse serviço?

Contratar uma equipe de gestão de infraestrutura terceirizada pode ser uma alternativa estratégica para quem busca ganhar performance, mas não tem verba para contratar funcionários especializados em diversas áreas de TI para suprir toda a demanda que esse ambiente exige.

Já uma empresa terceira especializada conta com técnicos de suporte, infraestrutura, DBA, entre outros para cuidar de cada parte do ambiente das empresas.   Além do mais, a contratação de uma gestão de infra terceirizada permite agilizar e tornar mais eficiente os processos internos, por isso quanto antes contratar esse tipo de serviço, mais rápido será o retorno da qualidade dos processos da empresa.

Benefícios de uma gestão de infraestrutura terceirizada

Garantia de desempenho e alinhamento de métricas

O modelo de contrato de serviços de uma gestão de infraestrutura terceirizada é feito dentro do SLA (Acordo de Nível de Serviço, em português). Dessa maneira, o fornecedor de serviços e a empresa contratante pode estipular o nível de serviço que será oferecido pela companhia que fará a sustentação do ambiente e o desempenho esperado pela equipe. Vale lembrar que caso esse acordo não seja cumprido, tanto o contratante quanto o contratado podem exigir o que foi definido em contrato.

Com o SLA também é possível mensurar métricas de resultados para acompanhar a eficiência do serviço. Ou seja, será possível definir se a gestão de infraestrutura está contribuindo para o crescimento da empresa, produtividade da equipe, redução de indisponibilidades dos sistemas e a satisfação do cliente.

A Online Data Cloud oferece nível 99,9% de SLA em seus serviços. Isso significa que todas as responsabilidades, métricas, objetivos, normas de segurança, direitos e deveres de ambas as partes são definidas em contrato e cumpridas rigorosamente.

Boas práticas e otimização de recursos

Uma gestão de infraestrutura torna-se mais eficiente quando é feita por uma empresa especializada. Através das boas práticas de uso dos recursos é possível aumentar a vida útil dos equipamentos, o que trará benefícios a longo prazo para a empresa com a redução ou até mesmo a eliminação de despesas com a aquisição de novos equipamentos. Então, situações básicas como: desligamento correto das máquinas, redução de consumo de energia e conservação dos itens são feitas de forma otimizada.

É mais seguro para sua empresa

A tecnologia está em constante mudança, assim como os ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados. Uma empresa que oferece serviços de gestão de infraestrutura deve manter-se sempre atualizada sobre as novas vulnerabilidades ou crimes virtuais. Mesmo a distância, uma equipe de gestão eficiente consegue proteger e controlar os equipamentos dentro ou fora da empresa e monitorá-los, evitando o download de arquivos suspeitos, acesso ou instalação de hardwares maliciosos e ataques cibernéticos.

Além disso, para garantir maior segurança é possível criar níveis de acesso, restringindo a entrada de alguns funcionários em dados críticos dos servidores. O acesso pode ser limitado e disponibilizado somente para o que se relaciona à sua função, por exemplo, a pessoa da área financeira não vai ter o mesmo acesso que o diretor de TI.

Custos reduzidos e ganho de produtividade

Terceirizar a gestão de infraestrutura permite reduzir custos, isso porque a otimização dos recursos da empresa dispensa a aquisição de novos equipamentos no futuro. Além disso, descarta a necessidade de contratar especialistas em cada setor da área de TI para manter a infraestrutura funcionando, visto que o fornecedor desse serviço já tem profissionais para atender qualquer demanda desse departamento.

Lembrando que mesmo reduzindo custos, a eficiência da empresa só tende a aumentar. Uma equipe especializada é capaz de delinear o mapeamento de riscos da companhia, criando estratégias para evitar futuros problemas. Um exemplo disso é através do monitoramento da infraestrutura, onde é possível identificar erros e evitar paralizações dos sistemas.

Tudo isso resulta em sistemas mais eficientes, infraestruturas e servidores disponíveis e ganho de produtividade não só para a equipe de TI, mas para a empresa como um todo.

Agora, se você tem interesse em adquirir uma gestão de infraestrutura terceirizada eficiente que traga resultados surpreendentes para o seu negócio, então conheça o nosso serviço de Sustentação de Infraestrutura de TI. Fale com um de nossos especialistas!

Governança de TI
Compartilhar: