Com o crescimento da nuvem no Brasil, pesquisas realizadas pela Cisco e Intel apontam que até o ano de 2020, 94% das empresas brasileiras terão suas soluções na nuvem.

A busca por aperfeiçoamentos na segurança de processos empresariais, aumento do ROI (retorno do investimento) e maior flexibilidade tem feito com que empresas busquem soluções que agilizem processos internos.

De acordo com a pesquisa realizada pela GlobalData, com mais de 340 executivos de tecnologia de todo o mundo, 94% das empresas do mercado brasileiro terão adotado as tecnologias de soluções na nuvem até o ano de 2020.

Entre os executivos entrevistados, 67% deles buscam otimização no orçamento, de forma que não afete a qualidade e entrega dos serviços, ainda segundo a pesquisa realizada pela Cisco e Intel.

O estudo aponta uma variável de 45% à 87% de ganhos em relação à eficiência operacional para aqueles que adotam as soluções na cloud computing, pois por meio dessa solução é possível otimizar investimentos na área de tecnologia, além da redução de custos.


“A eficiência operacional ao adotar essa solução chega a 87%, alavancados principalmente pela redução no tempo de provisionamento de serviços”
declara Marcelo Kawanami, gerente de pesquisa da GlobalData.

Crescimento da cloud computing no Brasil

Entendendo um pouco mais sobre a Computação em nuvem

 

Sabe-se que profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) já estão familiarizados com o conceito de cloud computing. Mas, de forma breve, vamos resumir um pouco do conceito para aqueles que não sabem a respeito dessa solução:

O conceito por trás da Cloud Computing é muito simples. Trata-se da utilização da capacidade de computadores e de servidores compartilhados que podem ser acessados por meio da internet. A Cloud Computing (ou Hospedagem em Nuvem) é um tipo de computação que disponibiliza na rede recursos como memória, armazenamento e processamento de dados.

A seguir, confira alguns aspectos que levaram esse mercado a crescer tão rapidamente, em tão pouco tempo e o porquê tantas organizações estão migrando para essa plataforma.

 

Vantagens nos negócios

 

Quando se fala de negócios o assunto é delicado. Qualquer instabilidade pode causar um grande estrago nos processos da empresa.

A computação na nuvem tem sido uma grande aliada para companhias que buscam resultados benéficos como flexibilidade, agilidade e disponibilidade.

Além da total flexibilidade, pela sua possibilidade de acessar os dados através de um dispositivo conectado à internet, a nuvem ainda traz um grande benefício que muitos CIOs priorizam em seus negócios: redução de custos.

Pesquisas apontam que empresas que utilizam a nuvem podem ter os custos reduzidos em até 25% em relação às que possuem infraestrutura de tecnologia física dentro de suas empresas. Isso acontece porque a Cloud Computing descarta a necessidade de um servidor físico na empresa. Dessa forma, além de ter uma otimização de espaço físico, a empresa também terá uma redução de custos em relação a instalação e manutenção de servidores, mas ao mesmo tempo demandando total agilidade e eficiência.

Confira mais alguns pontos principais que a nuvem traz para as empresas e que podem ajudar – e muito – a alavancar os negócios:

 

Continuidade

 

Conta com uma estrutura que permite o acesso às aplicações independente de qualquer imprevisto que ocorra localmente na empresa, assegurando a continuidade do negócio.

 

Mobilidade

 

Por estar em nuvem, é possível o acesso remoto e execução aos dados da companhia através de algum dispositivo online (celulares, notebooks, tablets, entre outros) em qualquer lugar.

 

Foco Nos Negócios

 

Permite que a empresa foque somente em suas atividades, transformando em otimização de tempo para pensar em amplificar os negócios.

 

Futuro promissor

 

Com o cenário atual, onde o mundo está totalmente virtualizado, a necessidade da utilização da nuvem para armazenamento dos dados é cada vez mais constante.

Está mais do que claro que a computação na nuvem já é uma realidade e tem um futuro promissor. A solução irá dominar o mercado e superar os datacenters tradicionais pela sua maior capacidade de suportar cargas, etc.

O estudo Brazil Small & Medium Business: ICT & Cloud Services Tracker Overview, realizada pela AMI Partners à pedido da Intel, revela que os investimentos na área de TI das PMEs (pequenas e médias empresas) no Brasil devem atingir a marca de US$63 bilhões até o ano de 2020.

Muitas companhias ainda não vivem essa realidade e não usufruem dos benefícios dessa ferramenta. Nesse caso, líderes de TI terão que alinhar o posicionamento de suas empresas em relação às novas tecnologias que estão inseridas no mercado atual, mas para isso é preciso conhecer os tipos de nuvens disponíveis.

 

Qual tipo de nuvem escolher?

Atualmente contamos com 04 tipos de nuvens no mercado. Escolha de acordo com a necessidade do seu negócio. Confira!

Nuvem Pública

 

Em relação aos outros tipos de nuvem, a pública é a que tem o menor custo, sendo a mais acessível.

A infraestrutura, neste caso, é aberta para que qualquer pessoa possa ter acesso. A infraestrutura de uma rede desse tipo pode ser gerenciada por uma empresa, governo ou universidades. Portanto, é a mais indicada para startups e microempresas.

 

Nuvem Privada

 

Na nuvem privada o acesso à cloud computing é mais restrito. Somente pessoas habilitadas, como profissionais de uma empresa, podem usar os recursos oferecidos pela infraestrutura de nuvem. Esse tipo exige um pouco mais de investimento, mas é a mais indicada para empresas de maior expansão. É uma nuvem capaz de trabalhar com grandes volumes de demanda de forma ágil.

 

Nuvem Comunitária

 

É restrita e administrada por um grupo de empresas ou usuários que têm um interesse em comum. Por exemplo, corporações de um segmento que precisam compartilhar uma aplicação ou dados.

 

Nuvem Híbrida

 

Nesse tipo de infraestrutura há uma combinação de um ou mais dos modelos citados (público, comunitária e privado). É muito usada por empresas que oferecem serviços de TI.

Quer ter sua empresa na nuvem?
A Online Data Cloud, com mais de 20 anos no mercado, oferece todas as soluções que a sua empresa necessita.

Quer saber mais sobre Computação na Nuvem?
Entre em contato conosco: (11) 2227-9797

Compartilhar: