Crimes cibernéticos, desastres naturais, erros humanos… esses são alguns fatores que podem resultar em falhas de segurança no seu negócio. Saiba como se proteger!

Na era da transformação digital, hoje nós temos a praticidade de realizar transações de forma muito mais prática, pois o mundo inteiro está conectado na palma de nossas mãos.

As corporações recebem e transmitem informações entre departamentos à todo instante, exigindo agilidade, confidencialidade e eficiência, e é isso o que a plataforma digital proporciona.

Mas com todas as informações e dados armazenados em ambientes virtuais, muitas empresas acabam deixando que suas informações confidenciais fiquem expostas à crimes cibernéticos ou falhas, já que atualmente é praticamente impossível encontrar uma empresa de grande, médio ou pequeno porte que não utilize os meios da informática para operar seus negócios.

Embora a facilidade que os avanços tecnológicos nos proporciona, não há como descartar a possibilidade de falhas na segurança dessas máquinas ou dispositivos – que se não forem feitas da forma correta, podem acabar resultando em um estrago imensurável.

Tendo como exemplo, nos últimos tempos nós presenciamos uma série de atentados à segurança da tecnologia da informação com os ataques de Ransomware – vírus que sequestra dados virtuais – que atingiu à milhares de empresas de todo o mundo nos últimos meses, deixando o setor de TI em estado de alerta.

 

Brasil Está Entre Os 10 Países Mais Visados Por Ransomwares

 

Pesquisas indicam que o Brasil está entre os 10 países mais visados por ataques de ransomware móveis. Segundo a Kaspersky Lab, produtora de softwares para segurança da internet, o número de ataques se triplicaram no último trimestre – chegando a 218.625 atingidos – em relação ao trimestre anterior, que era de 61.832.

Mas, além disso, existem outros problemas de segurança que podem não ser causados diretamente por criminosos, mas também por desastres naturais. Por exemplo, imagine que ocorra um incêndio dentro da sua empresa, afetando servidores e máquinas que estão com todas as suas informações armazenadas.

Seria possível mensurar o tamanho do dano que um imprevisto como este poderia causar ao seu negócio sem um plano de contingência? Provavelmente seria um estrago muito grande, não é mesmo?

Casos como esses reforçam ainda mais a necessidade de manter a segurança do ambiente em que armazenamos aplicações e dados confidenciais, não colocando-as em situações de riscos ou em estado de vulnerabilidade, visto que não há como prever quando situações como essas possam vir a acontecer dentro da sua empresa.

 

Como garantir a segurança do meu negócio?

 

Para evitar que os seus negócios fiquem vulneráveis à falhas ou ataques, primeiramente é necessário que você faça uma avaliação e identifique quais são os pontos cruciais do seu negócio, colocando na mesa os riscos e impactos que qualquer falha de segurança possa causar no andamento da sua empresa. E por fim, criar um plano de contingência, planejando as ações e medidas de prevenção emergenciais que devem ser executadas no caso de qualquer eventualidade, acompanhado de um monitoramento e gerenciamento.

 

LIMITE O ACESSO!

 

Muitas empresas deixam que todos, ou praticamente todos, os funcionários tenham acesso às informações confidenciais. Por isso, também é necessário começar com cuidados básicos, como restringir o número de acessos, limitando o número de pessoas que tenham acesso aos dados mais “sensíveis”.

Tomar medidas como esta, que a princípio parece bem simples, já contribui muito para evitar problemas de segurança, pois já reduz significativamente o risco de ter informações roubadas de funcionários credenciados, por exemplo.

Hoje, no mercado de Tecnologia da Informação, é possível encontrar diversas soluções que garantem a segurança e continuidade do seu negócio, como por exemplo, a solução de backup em nuvem, que mantém uma cópia dos dados descartando a possibilidade de perda de informações. Essa é uma ótima solução para prevenção de imprevistos, falhas humanas e crimes virtuais, pois suas informações não serão perdidas em nenhuma das hipóteses.

 

Vamos Usar O Exemplo Do Crime Cibernético: Ransomware.

 

Suponha que você possua o backup em nuvem, com todas informações já replicadas, e tenha sido infectado por um Ransomware. Sabendo que você já possui uma cópia de segurança de todas as suas informações, seria necessário você pagar pelo resgate para ter as informações sequestradas de volta? Não, afinal, você já as tem! Por isso, é importantíssimo manter o backup na sua empresa, pois uma pequena ação de prevenção pode te poupar de enormes dores de cabeça.

Cloud Backup

Mas como funciona a solução de backup? Vamos entender um pouco sobre o conceito dessa solução.

 

O que é backup?

 

O backup é uma etapa muito importante no processo de recuperação de dados. Nada mais é do que uma cópia de segurança que se faz com a transferência de dados de um local para outro, garantindo sua preservação no sistema e reduzindo as possibilidades de perda de informações mais importantes e até fundamentais para sua empresa. Essa é uma ferramenta muito utilizada por empresas que armazenam dados como documentos, arquivos, imagens, entre outros e necessitam de uma cópia íntegra de todos esses dados.

Normalmente, as empresas utilizam o backup de duas formas:

Backup interno – onde as cópias dos dados são feitas por meio de um servidor interno, dentro da empresa ou até mesmo em pen drive, fitas, HD e etc.

• Backup na nuvem – o backup na nuvem permite a cópia das informações em um provedor de serviços de armazenamento na internet.

 

Qual é mais recomendado: backup interno ou na nuvem?

 

Muitos CIOs ainda têm receio de levar suas informações para fora de sua empresa por medo, por falta de informação ou até mesmo por resistência e acabam optando por deixar em um servidor interno, achando que estar “dentro de casa” é a opção mais segura.

Mas deixar dentro de casa realmente é a escolha ideal? Como já foi dito anteriormente, imprevistos acontecem. Um desastre natural – como um alagamento – com certeza impactaria nessa máquina ou servidor interno, resultando imediatamente na perda de todas as informações. Imagine o caos que isso causaria nos seus negócios?

Optando por manter os dados na solução de backup em nuvem você poderá usufruir de inúmeros benefícios. Primeiramente, eliminando qualquer risco de acidentes físicos, como os de desastres naturais causados por alagamentos ou incêndios, por exemplo.

O backup em nuvem oferece criptografia de dados, certificando a segurança das informações armazenadas e, além disso, tudo é feito de forma automatizada, reduzindo a margem de erros ou de falhas humanas. E tem mais! Proporciona um outro ponto muito importante, viabilizado por todo CIO dentro da sua empresa: redução de custos.

Veja a lista de algumas vantagens que manter o backup na nuvem oferece à você!

Garantia de segurança

Por não estar em um ambiente físico, mas em um ambiente virtual, evita que alguma catástrofe possa danificar ou resultar na perda das suas informações.

 

Automatização

Tudo é feito de forma automatizada, eliminando riscos eventuais ou falhas humanas.

 

Acessibilidade e mobilidade

Manter o backup em nuvem é totalmente acessível, pois possibilita o acesso de seus dados de qualquer lugar, mesmo que o usuário esteja fora da empresa e a qualquer hora.

 

Baixo custo

A empresa descarta a necessidade de investimentos com os recursos utilizados, como hardwares, espaço, servidores e logística.

 

Agendamento

Você tem a liberdade de escolher de acordo com a sua preferência quando o backup deve ser executado seja semanalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente.

Os dados de uma empresa são bens preciosos e nenhuma organização pode se dar o luxo de correr o risco de prejudicar seus negócios com falhas de hardwares, softwares, desastres naturais ou erros humanos. Por isso o backup é um método de prevenção extremamente essencial, pois é a melhor opção em recuperação de dados.

Portanto, suas informações estarão, integralmente, mais seguras em um backup na nuvem, controlada por administradores capacitados e especializados, além de contar com uma infraestrutura robusta e tecnologia de ponta, ao invés de estar em um computador ou servidor interno, que não oferece toda essa estrutura necessária para garantir a segurança dos seus negócios.

 

Cloud Backup Online Data Cloud.

 

A Online Data Cloud, com mais de 20 anos de experiência no mercado, proporciona um dimensionamento sob medida das suas reais necessidades em serviços e equipamentos. Oferecemos solução de Governança com rotina de backup, com recuperação confiável, possibilitando assim facilitar, poupar tempo e espaço para a sua companhia.

Cloud Backup Online Data Cloud

Compartilhar: