Os Data Centers estão passando por transformações em busca de atender às novas necessidades de forma mais distribuída e eficiente. Saiba mais!

Com os avanços da tecnologia, muitas empresas estão buscando se adaptar ao novo cenário. Com isso, surge a necessidade de mudanças e upgrades nos Data Centers para atender à essas novas demandas.

Pare para pensar em quantas vezes por dia você e outros colaboradores acessam sistemas e informações da sua empresa simultaneamente? Provavelmente sua resposta será “muitas vezes” ou “sempre”.

Por essa demanda que se amplifica constantemente – junto com a necessidade de agilidade, performance e segurança para aplicações e dados – que os Data centers estão se direcionando à um novo processo, buscando um alto nível de distribuição e eficiência.

“Nesse desenho, o maior diferencial é a eficiência. É preciso oferecê-la sob todos os aspectos, desde energia até operacional e computacional. É o que destaca um data center dos demais” diz Mário Rachid, diretor-executivo de soluções da Embratel.

Segundo Henrique Cecci, diretor de pesquisas da Gartner, 56% das empresas brasileiras têm seus orçamentos de TI voltado somente para infraestrutura e operações de Data Center. “Os CIOS do Brasil terão que focar nas oportunidades de otimização de custos do negócio como um todo, com o objetivo de disponibilizar fundos adicionais, não apenas para a área de TI, mas para toda a empresa”, afirma.

Data Centers do Futuro

 

Entendendo mais sobre o Data Center:

 

O Data Center é um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes, como sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de rede (switches, roteadores).

Seu principal objetivo é garantir a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas cruciais para o negócio de uma organização, tais como o ERP (Entreprise Resource Training) ou CRM (Customer Relationship Management) certificando a continuidade do negócio.

Melhor entendendo, um Data Center é uma modalidade de serviço de valor agregado que oferece recursos de processamento e armazenamento de dados em larga escala para que organizações de qualquer porte e mesmo profissionais liberais possam ter ao seu alcance uma estrutura de grande capacidade e flexibilidade, alta segurança e igualmente capacitada do ponto de vista de hardware e software para processar e armazenar informações.

 

Disponibilidade

 

O Data Center é o centro nervoso das empresas, parte integrante de seu cérebro. Não é possível imaginar uma empresa, independente de que seja de médio ou grande porte, que possa produzir sem que seu Data Center esteja funcionando à plena carga.

Por abrigar informações tão importantes, o Data Center não pode se dar o luxo de ficar “fora do ar”, pois o risco de comprometer seu faturamento e lucratividade é altíssimo – ou seja, é imprescindível que este esteja sempre disponível para assegurar a continuidade do negócio.

 

Maior distribuição e eficiência.

 

Estima-se que no futuro os Data Centers estarão em diversos lugares, tendo como seu principal aspecto os serviços mais bem distribuídos.

“Nesse sentido, esses ambientes serão menores, mais densos e distribuídos para ganharem eficiência do ponto de vista do negócio e de economia de energia e de espaço”,diz Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

Com a grande perspectiva de aumento da adoção da Nuvem Pública no mercado, os Data Centers estão sendo arquitetados em busca de otimizar serviços com um baixo custo (que já é uma característica da nuvem pública), mas não deixando de lado a segurança e credibilidade.

Já para aqueles que executam aplicações em tempo real e necessitam de retorno imediato do servidor, os Data Centers também estão sendo projetados para rodar aplicações de maneira mais rápida, diminuindo o retardo na comunicação, proporcionando um alto nível de satisfação ao cliente por sua total eficiência.

Fontes de pesquisa: Revista RTI – Redes, Telecom e Instalações.

Hospedagem na nuvem

Compartilhar: