Fazer o uso de um software irregular pode acarretar em multas altíssimas no caso de uma fiscalização. Saiba como proteger seu negócio contra irregularidades no licenciamento de software!

Hoje, ainda é possível encontrar empresas que utilizam softwares sem licenciamento. Não é um cenário incomum encontrar gestores e funcionários que buscam seriais na internet para desbloquear programas e utilizá-los gratuitamente.

Você já passou por isso? Acredite, isso é normal!

É possível afirmar que alguns empresários utilizam softwares irregulares por desconhecimento da importância do licenciamento ou até mesmo por acharem que o valor a ser pago pelo licenciamento será ainda maior do que o seu prejuízo.

E é aí que eles se enganam! Fazer o uso de um software irregular, além de ser um ato de pirataria, pode trazer multas altíssimas no caso de uma fiscalização. Um software dentro das dependências da organização é de total responsabilidade da empresa. Portanto, é obrigação da companhia manter a regularidade de todos os sistemas do seu ambiente interno.

Para esclarecer todas as dúvidas em relação ao licenciamento de softwares, nós construímos este artigo para tirar as principais dúvidas dos gestores em relação aos benefícios de ter um software regularizado.

 

Por que devo licenciar meu software?

 

Como citado anteriormente, muitas organizações não adquirem a licença de uso do software interno por falta de conhecimento ou por negligência. O que elas não sabem é que além de ser um ato contra a lei (já que um software sem licença é um ato de pirataria), uma fiscalização pode resultar em multas com valores extremamente altos que podem até comprometer a existência do negócio.

Além da fiscalização, as organizações que optam por usar um software original tem seu parque regularizado e usufrui de diversos benefícios que o software pirata não é capaz de fornecer. Essas vantagens incluí as atualizações e upgrades do produto, suporte, pacotes de segurança, etc. trazendo um alto desempenho e melhorias constantes na produtividade da empresa.

 

Benefícios de um software licenciado

 

Segurança

 

Com um software licenciado sua segurança é garantida! A empresa fornecedora do licenciamento do software fica sob total responsabilidade de mantê-lo protegido, através de revisões contínuas capazes de identificar ataques de vírus que podem comprometer o andamento das atividades da empresa.

 

Suporte total

 

Um dos principais benefícios de um software licenciado é o suporte. Quem trabalha com software pirata, ao surgir um problema, não terá direito a um suporte para ajudá-lo. Com o licenciamento de software, sua empresa terá uma chave de identificação do produto que te dará acesso à um suporte para sanar dúvidas, fazer atualizações e corrigir problemas o mais breve possível.

 

Redução de custos

 

Com o serviço de Compliance da Online Data Cloud, sua empresa terá os custos otimizados. Isso porque com o projeto de consultoria, nós avaliamos o seu parque de TI e identificamos suas reais necessidades. Com isso, sua empresa somente irá contratar a quantidade exata de licenças que precisa, sem ter gastos desnecessários com licenciamento.

 

Atualizações

 

Conte com atualizações constantes do seu sistema, upgrades para melhorias e mantenha seu software sempre em dia. Correção em tempo real de bugs ou panes e melhorias contínuas no funcionamento do seu software.

 

Como proteger seu negócio contra irregularidades no licenciamento de software

 

Algumas ações podem ser providenciadas para proteger sua empresa contra irregularidades no licenciamento de software. Veja algumas dicas do que fazer para que sua empresa não sofra penalidades:

 

Regularize seu software

 

O primeiro passo é fazer uma legalização do seu parque. Faça a substituição dos programas pirateados pelos softwares licenciados.

Muitas empresas ainda não o fizeram pensando no valor do licenciamento, que irá fugir do seu orçamento. Mas se for parar pra pensar, o uso de apenas um software irregular pode resultar em uma multa de até 3 mil vezes o valor de cada licença! Muito mais caro, não?

Além do mais, você pode contar com a consultoria de uma empresa especializada, como a Online Data Cloud, para fazer uma avaliação do seu parque, identificar quais são os sistemas essenciais para o funcionamento das suas atividades e oferecer as melhores propostas de licenciamento pelo melhor preço.

 

Faça uma vistoria dentro da empresa

 

Se a fiscalização pegar sua empresa utilizando algum software irregular sua companhia sofrerá uma multa, isto é fato! Por isso, uma ótima ação para proteger seu negócio é realizando uma vistoria interna.

Com essa vistoria, você poderá avaliar quais programas estão sendo utilizados, se foi instalado algum programa pelo próprio colaborador sem licença e se eles realmente precisam utilizar todos os sistemas instalados ou se podem ser substituídos por versões alternativas mais baratas.

Mas para aqueles que não têm tempo de realizar uma vistoria interna, é possível fazer a contratação de serviços especializados. A solução de Compliance da Online Data Cloud é uma consultoria especializada para ajudar seu ambiente de TI a entrar em conformidade apenas com o que seu negócio precisa.

 

Dê preferência aos softwares na nuvem

 

O SaaS (Software as a service) é a melhor alternativa quando se trata de software. Pelo seu alto grau de disponibilidade e mobilidade, a nuvem se torna a opção mais atraente para os gestores. Isso acontece porque a nuvem não é um software físico, logo não precisa de instalação e ainda pode ser utilizado em mais de um dispositivo, bastando apenas comprar uma licença para fazer a utilização.

A Online Data Cloud possui soluções de SaaS para colocar todos os seus softwares na nuvem, assim sua empresa poderá operar suas atividades com maior desempenho, agilidade e segurança.

Guarde todos os contratos e comprovantes

 

Por último, mas não menos importante: é indispensável que você guarde todos os contratos e comprovantes que você tiver dos seus softwares licenciados. A melhor forma de evitar problemas com softwares irregulares, é estar pronto para comprovar que seu parque está dentro da lei através de contratos, comprovantes e recibos que certifique isso.

 Solução de Compliance - Online Data Cloud

Compartilhar: