Sofrer com paradas na infraestrutura pode trazer grandes prejuízos para as empresas. Saiba como a Cloud Computing pode te ajudar a driblar este problema!

O cenário ideal para qualquer empresa é operar com alto índice de disponibilidade, com o sistema funcionando ininterruptamente de forma que garanta o serviço, a produtividade e a lucratividade do negócio.

Mas, o que acontece com a empresa se ela sofrer uma instabilidade e sua infraestrutura de T.I ficar parada? Será possível mensurar o tamanho desse prejuízo?

Frases como “o sistema caiu” já fazem parte do nosso cotidiano. Não é incomum encontrarmos situações, principalmente em bancos, onde as organizações relatam que sofreram com eventos de quedas no sistema.

Situações como esta causam um grande alvoroço entre gerentes e administradores. Afinal, uma parada na infraestrutura não significa apenas que as atividades serão paralisadas. Também é sinônimo de que o negócio terá prejuízos financeiros, perda de clientes e a imagem manchada no mercado.

Muitos ainda contam com a sorte e não adotam um plano de contingência, achando que isso nunca vai acontecer com eles. Mas é aí que se encontra o grande problema! Existem casos de grandes corporações, reconhecidas mundialmente, que já sofreram com alguma situação de parada de sistemas.

Instabilidade em grandes corporações

Podemos citar como exemplo a companhia aérea britânica British Airways, que sofreu uma queda global no seu sistema informatizado no ano de 2017, levando ao cancelamento dos seus voos. Essa falha operacional provocou atrasos em sua rede em nível mundial, visto que a British Airways está presente em mais de 100 países.

Também podemos falar sobre um caso em território nacional, da Latam no ano de 2016. A Latam sofreu uma queda no sistema, ficando com o atendimento eletrônico fora do ar por aproximadamente 8 horas.

O resultado disso? Atrasos, filas quilométricas para fazer o check-in e despacho de bagagens. Tudo teve que ser realizado manualmente pelos funcionários da companhia aérea, demandando muito mais tempo que o necessário.

Imagine o impacto dessas duas situações. Quanto dinheiro essas companhias aéreas não perderam com essas instabilidades?

Agora pare para refletir, se organizações desse porte já sofreram com problemas de instabilidades no sistema, quais são as chances de isso nunca acontecer com empresas menores?

A resposta é: praticamente mínima. Qualquer empresa ao redor do mundo está sujeita a sofrer com algum problema na sua infraestrutura de T.I, seja panes no sistema, fraudes, ataques cibernéticos ou acidentes, causando prejuízos enormes bem como quedas financeiras, além do nome e a imagem da empresa com a reputação destruída no mercado.

Então, uma corporação que demorou anos para ser construída e consolidada pode levar apenas algumas horas para ser arruinada.

Você sabia?

O tempo estimado para recuperar um ambiente paralisado (por dia) para quem não possui um plano de contingência ou backup, é de aproximadamente três a quatro dias. Quanto maior o tempo de paralisação, maior será o tempo de recuperação.

Agora calcule o quanto sua empresa fatura por dia e multiplique pelo número de dias fora do ar. Qual seria o valor do dano?

Mas não se desespere! Com as práticas adequadas é possível driblar e reduzir drasticamente esses riscos. Saiba como.

O papel da Cloud Computing

O modelo da Cloud Computing tem sido uma grande aposta no meio empresarial para quem deseja fugir de problemas como perda de documentos e arquivos com informações críticas do negócio.

Isso acontece porque os modelos de soluções baseadas em nuvem hoje são as fontes mais confiáveis e seguras para quem busca operar suas atividades com maiores níveis de estabilidade e disponibilidade, além de otimizar sistemas já existentes, facilitar rotinas e usufruir de mais flexibilidade.

Cloud Privada

A Online Data Cloud, por exemplo, oferece a Cloud Premium para as empresas que desejam dispor de todos os benefícios da cloud computing em um formato personalizado. Isto é, adquirir soluções sob medida que se adaptam ao seu negócio sem que elas precisem modificar o seu sistema para receber uma nova solução.

Além do mais, a Cloud Premium da Online Data Cloud oferece uma vantagem exclusiva que é a cloud contínua. Nesta modalidade, todas as aplicações de missão crítica ou não, são replicadas em duas infraestruturas distintas, alocadas em locais diferentes. Então, caso ocorra uma instabilidade no sistema, as atividades da organização não serão afetadas, pois a função de continuidade da Cloud Premium é manter a estabilidade das aplicações mesmo com eventos interruptivos.

Assim, os empreendedores podem ficar tranquilos em relação a estabilidade operacional da sua infraestrutura, pois o índice de falhas em uma solução gerenciada é mínimo, ainda mais se comparado às companhias que possuem arquivos salvados em ambientes físicos. Preserve a integridade e a sobrevida do seu negócio. Adote planos e estratégias para livrar seu negócio de futuros problemas.

Se você ficou com alguma dúvida ou já está pensando em migrar o seu ambiente para a nuvem? Fale com a gente!

Compartilhar: