As estratégias de multicloud têm sido adotada por grande parte das empresas atualmente. Saiba o porque sua empresa deve adotar essas estratégias. Leia o nosso artigo!

Os avanços da cloud computing trouxe uma série de vantagens para as empresas. Hoje, a tecnologia possibilitou que as organizações possam mover grande parte da sua infraestrutura de TI para ambientes online, aumentando sua flexibilidade, eficiência e ajudando na redução de custos.

Muitas empresas estão migrando seu ambiente para a Multicloud, uma estratégia que permite compartilhar a carga de trabalho em múltiplas nuvens. Mas o que é isso?

Multicloud: o que é?

O conceito de multicloud é quando determinada empresa utiliza duas ou mais estruturas de cloud computing para operar sua infraestrutura de tecnologia da informação, integrando serviços em nuvem de diferentes provedores.

Essa integração de múltiplas clouds tem como objetivo utilizar provedores diferentes de serviços na nuvem em busca de melhorar algumas necessidades da empresa, como a capacidade computacional, disponibilidade, segurança e otimização de recursos financeiros.

Este conceito surgiu após a disseminação dos três tipos de nuvens existentes: cloud pública, cloud privada e cloud híbrida.

Vamos entender a diferença entre esses três modelos?

Nuvem Pública

A nuvem pública é operada por grandes provedores do mercado. Eles utilizam a mesma infraestrutura para entregar recursos de TI com mais agilidade. Ou seja, um único servidor é acessado por vários usuários ao mesmo tempo. Por ser um ambiente compartilhado, esse tipo de nuvem tem o custo um pouco mais baixo que as demais.

Nuvem Privada

É uma cloud particular que funciona no ambiente do próprio cliente, mas não necessariamente dentro da empresa. É voltada para organizações que precisam de alto controle sobre a gestão da sua infraestrutura de TI. Nesta modalidade, todos os recursos e rotinas de gestão são controlados pela provedora responsável em gerenciar os serviços em nuvem.

Assim, a própria companhia é quem define o monitoramento, segurança, privacidade e políticas de gestão. Caso ocorra alguma eventualidade com equipamentos, os técnicos e analistas internos do provedor são os responsáveis por fazer a manutenção.

Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida é uma mescla da nuvem pública e privada. Na nuvem híbrida, a companhia pode armazenar seus dados de missão crítica em nuvem privada e compartilhar estratégias através da nuvem pública. Por ser uma opção mais flexível, muitas empresas têm adotado o modelo de cloud híbrida.

Isso porque esse tipo de nuvem, se bem implantada, pode atender uma grande demanda de setores, se adaptando facilmente a processos que lidam com dados confidenciais e de alto valor, sem que comprometa a atuação da equipe. Com a cloud híbrida, todos os dados e informações da sua empresa podem ser acessados com mais segurança.

Você pode saber mais entre os tipos de cloud computing aqui.

A grande demanda de ofertas de Cloud

Com o crescimento de ofertas de cloud no mercado de tecnologia da informação, o leque de opções se expandiu, fazendo com que as organizações buscassem soluções de provedores diferentes. Com essa diversificação de provedores, o gerenciamento das soluções em nuvem se tornou um pouco mais complexo.

Cada provedor possui rotinas, serviços e preços diferenciados e isso passou a desafiar os gestores que cuidam da infraestrutura de TI. Por isso, surgiu o conceito de multicloud.

Mas com uma empresa expertise no mercado, como a Online Data Cloud com mais de 25 anos de experiência no ramo de tecnologia da informação, a estratégia de multicloud pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, se bem administrada.

Veja quais são os benefícios proporcionados por essa estratégia:

Multicloud - Online Data Cloud

3 benefícios da estratégia de Multicloud

 

Possibilidade de distribuição de serviços

Talvez, somente um provedor não irá fornecer todas as ferramentas e recursos para suprir as necessidades da sua empresa. Por isso, utilizar múltiplos provedores pode ser um bom caminho a seguir, já que as empresas podem distribuir suas necessidades em clouds diferentes. Mas é importante lembrar que cada fornecedor terá pontos fortes e pontos fracos também. Contudo, dependendo do que seu negócio precisa, um maior número de possibilidades pode ajudar a escolher o melhor serviço para suas atividades.

Recuperação de desastres

Depender unicamente de uma fonte de serviços pode ser um pouco arriscado, pois sempre existe uma possibilidade, nem que seja mínima, de acontecer uma interrupção com o provedor. Por isso, a estratégia de utilizar nuvens distintas pode ser uma aliada ao seu negócio por não haver dependência total de um único serviço. Assim, caso o servidor de um caia, você pode ter uma réplica independente em outra nuvem.

Mas melhor do que isso, você pode adotar uma solução exclusivamente para fazer a réplica de dados em duas infraestruturas distintas, como a Continuous Cloud da Online Data Cloud. Nessa solução, todos os dados são replicados continuamente e caso aconteça algum imprevisto em uma infraestrutura, a outra réplica será ativada imediatamente, impedindo que sua empresa fique fora do ar.

Custos financeiros

Um provedor pode aumentar o preço repentinamente, sem um aviso prévio, por isso utilizar a estratégia de múltiplas clouds traz um maior controle sob seus fornecedores, pois sua empresa já tem uma outra opção em caso de algum imprevisto. Além do mais, caso um provedor esteja com um preço um pouco salgado, é possível aumentar o poder de negociação utilizando a estratégia de comparação de preços.

Existem desvantagens na multicloud?

A estratégia de multicloud, se for bem pensada antes de implantada, pode sim trazer algumas desvantagens, mas nada que não possa ser resolvido.

Carga de trabalho para a equipe de TI

Quando uma estratégia de multicloud é adotada, a maior desvantagem aparente é o excesso de carga de trabalho para a sua equipe de TI. Caberá a ela administrar, monitorar e resolver possíveis problemas de todas as nuvens. Isso pode tomar muito tempo para sua equipe e reduzir a produtividade da sua empresa.

Entretanto, esse problema pode ser facilmente resolvido com a terceirização do gerenciamento de multicloud. A Online Data Cloud trabalha com a gestão de múltiplas clouds com profissionais especializados no setor. Assim, sua equipe de TI não precisa perder tempo e produtividade cuidando de diversos ambientes, todo esse trabalho ficará sob total responsabilidade da Online Data Cloud. Conte conosco para administrar o ambiente da sua cloud em provedores terceiros ou na nossa cloud!

Riscos de segurança

Se manter a segurança dos dados em um único provedor já não é uma tarefa tão simples, então fazer isso em múltiplos provedores pode ser ainda mais desafiador. Com um único provedor sua empresa tem a possibilidade de gerenciar a segurança dos seus dados, com permissões de acessos, requisitos, etc. Entretanto, para sua equipe manter a segurança de clouds em provedores diferentes, visto as políticas e seguranças diferentes, pode ser mais difícil.

É por isso que sua empresa vai precisar de um reforço nesse quesito, com uma empresa expertise. Com a Online Data Cloud gerenciando suas clouds, a segurança é garantida. Nossos profissionais ficarão sob responsabilidade de manter toda a proteção e integridade do seu ambiente, com atualizações constantes e monitoramento contínuo.

Afinal, minha empresa deve ou não adotar as estratégias de multicloud?

As estratégias de multicloud pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, disso não há dúvidas. Então se sua companhia busca aumentar sua flexibilidade, eficiência e otimizar seus custos com certeza a multicloud pode ser uma boa alternativa, ainda mais se alinhado ao gerenciamento e monitoramento de uma equipe capacitada para dar sustentação a todos esses ambientes, como a da Online Data Cloud.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!

Compartilhar: