Ter a integração de todos os setores da organização em um único lugar hoje é possível através dos sistemas de gestão oferecidos no mercado de tecnologia, popularmente conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa).

Um ERP gerencia todas as atividades dos negócios, que vão desde a área financeira, contábil, logística até todos os outros setores da empresa. Atualmente, um dos ERP’s mais usados por grandes corporações é o SAP, que está entre os sistemas de gestão mais completos e eficientes do mundo.

Softwares integrados

Embora o SAP ERP seja um dos sistemas mais íntegros encontrados nos dias de hoje, é possível melhorar ainda mais as atividades da empresa com ferramentas complementares integradas à plataforma de gestão.

Nesse quesito, o desenvolvimento de aplicações especializadas pode ser um grande aliado para otimizar o gerenciamento de atividades, pois nos auxiliam a trabalhar de maneira mais eficiente e assertiva, seja para otimizar o fluxo de atividades ou para manter o registro de informações de maneira correta e segura.

Mas antes de começarmos a entrar no assunto de como um sistema integrado pode ser um aliado à sua plataforma de gestão, vamos rever alguns conceitos básicos?

O que é o sistema SAP?

O SAP ERP é um sistema de gestão integrado, criado por uma empresa alemã líder no segmento de softwares corporativos. Esse sistema busca contemplar a organização como um todo, dividindo entre módulos que correspondem a áreas específicas da empresa. Podemos citar como exemplo o módulo SD (Sales and Distribution), que se refere à parte de vendas e distribuição e nesse mesmo modelo é feito as demais partes da companhia.

Quais são as vantagens?

A implantação de um sistema SAP pode trazer grandes vantagens competitivas para os negócios, pois agiliza o processo de tomada de decisão com a centralização de processos em um único lugar, além de outras vantagens, como:

– Eliminação de processos manuais;
– Otimização do fluxo de informações;
– Evita redundâncias;
– Redução de carga de trabalho;
– Melhora o controle de informações;

Entre outros inúmeros benefícios.

A busca por melhoria na comunicação entre sistemas internos

Muitas organizações que já trabalham com a plataforma SAP buscam alternativas para melhorar a comunicação entre os seus sistemas internos. E uma das formas encontradas é através de automatização de processos, que ajuda na redução de tarefas manuais, ganho de produtividade e crescimento da empresa no mercado.

Para que isso seja alcançado, muitos fornecedores de soluções de TI oferecem aplicações que podem ser um fator contribuinte para a produtividade da empresa. Para entendermos melhor como essas aplicações funcionam, vamos usar como o exemplo o processo de recebimento de nf-e.

Quando o recebimento de NF-e (ou de qualquer outro documento fiscal) é realizado sem nenhum tipo de aplicação integrada ao ERP da empresa, esse processo geralmente é executado manualmente através de um funcionário responsável. Ou seja, quando uma nota é recebida, o colaborador precisará imprimir todos os documentos para que então seja entregue a área de contabilidade.

Agora imagine uma empresa que recebe milhares de NF-es diariamente? Realizar o processo dessa forma, além de ser uma tarefa desgastante para o funcionário, pode afetar a produtividade da equipe e incentivar o desperdício de papel.

É por isso que ter aplicações integradas é tão importante…

Software Fiscal integrado

A Fiscal Solution (software fiscal da Online Data Cloud) por exemplo, é uma excelente alternativa estratégica para as empresas que trabalham com um grande fluxo de emissão e recebimentos de notas e precisam de uma ferramenta que realize esse processo de maneira mais rápida e eficiente.

Isso porque todas as soluções desenvolvidas pela Online Data Cloud são totalmente integradas à plataforma SAP, com garantia de qualidade atestada e certificada pela mesma.

Então, através do software fiscal integrado, todo o envio de documentos é automatizado nos dois sistemas (software e ERP) para qualquer área da empresa de forma rápida e eficaz, eliminando o desperdício de papel e a perda de produtividade, já que a agilidade da ferramenta é muito superior comparado aos processos que são executados manualmente.

Desenvolvimento de Softwares Integrados - Online Data Cloud

Vale ressaltar que além da integração automática à SAP, os softwares da Online Data Cloud são feitos sob medida. Através da nossa consultoria exclusiva, nossos consultores são capazes de identificar, analisar e desenvolver sistemas de acordo com as reais necessidades da empresa, a fim de trazer uma maior performance com soluções que se adaptam a realidade do seu negócio e por um preço justo.

Contudo, se sua empresa possui o SAP ERP e está precisando de um sistema integrado personalizado, nós temos a solução ideal para você. Entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo e tenha o melhor desempenho no seu negócio.

Compartilhar: