Existem diversos tipos de Computação na Nuvem no meio empresarial. Veja quais são os tipos de cloud computing e as vantagens que um servidor na nuvem pode trazer para sua empresa.

A necessidade de uma estrutura de armazenamento e processamento de dados no âmbito empresarial vem aumentando com o tempo, e a tendência é que as empresas que não se adaptam se tornem ultrapassadas. É fato que grande parte das empresas de sucesso, se não todas, têm seus processos e seu dinamismo apoiados em servidores na nuvem.

 

Quais são os tipos de Cloud Computing ?

O Cloud Computing é dividido em três tipos de serviços bases para diferentes aplicações:

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Representa a partição de infraestrutura de cloud computing e a base de acesso, monitoramento e administração remota de datacenters. É a divisão mais crua entre as três, pois cabe ao usuário gerir todos os processos, programas e sistemas operacionais.

 

Plataforma como Serviço (PaaS)

Como o nome já diz, refere-se a uma plataforma para aplicações e desenvolvimento com componentes de cloud computing, sendo assim um framework para os desenvolvedores.

Tipos de Cloud Computing

Software Como Serviço (SaaS)

É o esquema de nuvem mais complexo entre todos, pois refere-se as aplicações prontas e funcionais rodando geralmente em browsers, um exemplo de uso é para assistências e suporte técnico de empresas, sites com funcionalidades direto pelo browser como o Google App’s, que substitui softwares instalados diretamente no dispositivo.

São três tipos de implantações para o Cloud Computing. São eles:

Nuvem Privada:

A Nuvem Privada é usada no meio empresarial para armazenar, gerir e processar dados. Seu conteúdo é guardado em servidores internos, ou seja, são processos que só a empresa tem acesso.

A nuvem privada é indicada para médias e grandes empresas, que têm altíssima demanda de processamento que um provedor não consiga suprir, porém o gasto com infraestrutura física e mão de obra chegam a níveis exorbitantes.

 

Nuvem Pública:

Nuvem Pública é a melhor opção para PMEs uma vez que não precisam de massivos investimentos em equipamentos de armazenamento e processamento e mão de obra, pois um provedor se encarrega disso. Os dados são armazenados em ambientes onde pode haver.

 

Nuvem Híbrida:

Nuvem Híbrida refere-se aos dois tipos de nuvem anteriores unidos, ou seja, quando uma empresa tem a infraestrutura para processos internos mas utiliza serviços de nuvem pública para servir como um acréscimo na sua eficiência.

 

A computação na nuvem tem diversas aplicações e vantagens como:

 

ERP Na Nuvem

Seus softwares de gestão e automação empresarial se forem armazenados e processados na nuvem têm ainda mais eficiência e segurança. Uma vez que a empresa não pode ficar sem sistema, o armazenamento na nuvem só traz vantagens.

 

Backup

O backup monitorado e controlado é o maior escudo contra ameaças virtuais, pois uma vez que necessita-se de acesso a internet ou movimentação constante de arquivos, os riscos de invasão de softwares maliciosos que podem paralisar o funcionamento da empresa só aumentam.

 

Prevenção de desastres

No meio empresarial acidentes podem acontecer, como por exemplo: falta de luz, infiltrações que danificam equipamentos, entre outros. Mantendo os dados em um servidores protegidos e monitorados reduz os prejuízos e impedem que um negócio seja paralisado e até mesmo findado.

 

Concentração do negócio

Evita muitos dos problemas causados por obstáculos de TI, tornando as necessidades tecnológicas mais simples de lidar e de resolver, não necessitando de conhecimentos aprofundados para administrar os processos empresariais.

 

Redução de custos

Custos de manutenção, trocas de equipamentos ultrapassados, custos de energia, entre outros, são drasticamente reduzidos, uma vez que o provedor tem a responsabilidade de manter o sistema com a tecnologia de ponta e através da consultoria é possível determinar o uso especifico de cada cliente, evitando que o mesmo gaste acima do que necessita.

 

Localidade independente

A Base de um servidor de cloud é possibilitar que o usuário acesse seus dados remotamente e isso significa que independente do lugar onde se encontra, contanto que tenha acesso a internet, é possível acessar o sistema, monitorar, trabalhar onde quer que esteja, facilitando o funcionamento e otimização nos negócios.

 

Hospedagem na Nuvem

Compartilhar: