Quem conhece já sabe: nem o céu é o limite para as inovações tecnológicas, que proporcionam cada vez mais soluções inovadoras e recursos eficientes para facilitar a vida das empresas.

A cloud computing é apenas uma parte dessa evolução, mas pode ser considerada uma das mais importantes, visto que ela trouxe consigo o conceito de armazenamento e processamento de dados em nuvens que, na área empresarial, proporciona a oportunidade de construir um ambiente tecnológico colaborativo, através da integração direta das diferentes áreas de uma empresa, contribuindo significativamente para a eficácia de projetos e maior produtividade dos setores.

No entanto, imprevistos acontecem mesmo dentro do universo da computação em nuvem. Dessa forma, para evitar que informações e dados valiosos sejam perdidos em caso de falhas no sistema ou outros fatores, a cloud computing conta com um elemento chave de prevenção e segurança dessas informações, a Redundância de Dados.

Conheça a estratégia de Data Redundancy

A Data Redundancy – ou redundância de dados – indica a duplicação de componentes críticos, aumentando a confiabilidade e segurança de um sistema, bem como sua disponibilidade.

Os componentes que podem receber essa proteção são normalmente relacionados a dados, como os backups.

A redundância pode ser aplicada a diversos componentes de um sistema com o objetivo de garantir que sua disponibilidade seja mantida em momentos de problemas que levariam à paralização de seu funcionamento. Portanto, a redundância é uma alternativa simples de obter um sistema de alta disponibilidade. Um exemplo de funcionalidade da redundância é no sistema de um Banco: quando um sistema sai fora do ar, automaticamente usa-se a redundância para dar continuidade nos processos que tenham sido paralisados. Ou seja, essa é uma estratégia de precaução de extrema necessidade.

Multicloud x Redundância de dados

Muitas pessoas confundem os conceitos de armazenamento de dados em multicloud e a redundância de dados, mas os dois tem utilidades diferentes.

Data Redundancy

Um ambiente multicloud consiste na utilização de vários provedores cloud para alimentar suas aplicações, pois é muito difícil que um único fornecedor consiga suprir todas as necessidades de uma corporação, já a Data Redundancy realiza as funções citadas acima. Sendo assim, a principal diferença entre multicloud e redundância de dados, é que a multicloud armazena diversos tipos de dados em vários servidores cloud, enquanto a redundância visa duplicar as informações mais importantes e armazená-las, como um tipo de backup.

A importância de implantar um plano de redundância

Qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento, precisa manter a continuidade e estabilidade dos processos e aplicações dos seus negócios. Isso porque elas dependem de todos os seus recursos para manter a sua sobrevivência. Entretanto, alguma dessas organizações não presumem a possibilidade de acontecer eventualidades que possam comprometer na disponibilidade do seu sistema, e é aí que entra a estratégia de Data Redundancy. No artigo Redundância e alta disponibilidade na nuvem nós exploramos mais a fundo esse tema.

Data Redundancy

O plano de Redundância é uma estratégia de prevenção que garante a disponibilidade e a estabilidade dos ativos de TI mesmo em caso de falhas humanas, tecnológicas ou catástrofes naturais, permitindo que sua empresa continue suas atividades sem interrupções. Quer saber como inserir essa estratégia na sua empresa? Fale conosco e conheça as soluções personalizadas da Online!

Fonte: Canaltech e Blog Softline Group – Redundância

Compartilhar: