Estratégia associada otimiza a operação e contribui com a inteligência necessária para que a sua empresa seja dirigida a dados.

 

Certamente você já deve ter considerado a implementação de Big Data ou de Cloud Computing na operação da sua empresa. Mas sabia que essas duas tecnologias, quando associadas, podem trazer inúmeros benefícios para a estratégia do seu negócio? Começando pelo Cloud Computing, ou computação em nuvem, que deixou de ser tendência e se tornou uma necessidade para empresas de qualquer dimensão. Isso porque o Cloud Computing oferece mais agilidade e escalabilidade para a infraestrutura de TI, e deixa no passado a limitação física dos servidores locais e o gasto operacional da equipe em gerenciamento das aplicações.

 

O que resulta diretamente na otimização da operação, de ponta a ponta:

– Equipe ganha mais tempo para focar em atividades estratégicas e direcionar a sua energia para projetos de inovação.

– Flexibilidade para adaptar as nuvens e adequar os recursos, de acordo com as necessidades do negócio.

– Economia ao pagar apenas pelos recursos que são utilizados na nuvem e ao adotar uma infraestrutura virtual.

– Desempenho e agilidade na entrega de resultados, que aumentam a disponibilidade e a performance dos serviços.

 

O que nós temos de mais relevante em uma empresa são os dados.”
Pollyana Notargiacomo, professora da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Além dos benefícios para a estratégia do negócio, a computação em nuvem também contribui para que a operação não corra riscos. “Ao pensar nos dados de uma empresa, precisamos considerar a questão do histórico do cliente, de como esses clientes se comportam, além de, é claro, na segurança. Com os dados na nuvem, a empresa passa a se resguardar de problemas, porque esses dados têm redundância. Isso quer dizer que as informações não estarão armazenadas em um único local, e a empresa que faz a armazenagem também se responsabiliza para que não aconteça nada com esses dados”, explica.

 

Contar com um data center físico pode trazer uma sensação de segurança, pelo fato de se ter os servidores dentro de casa. Mas a professora explica que diversas eventualidades podem acontecer, desde falhas humanas, técnicas e até mesmo desastres naturais, o que colocaria em risco informações que são cruciais para o funcionamento e para a segurança do negócio. 

 

Pollyana ainda destaca que a contratação de nuvem passou a ser cada vez mais acessível e, inclusive, pode ajudar a reduzir custos na operação. Sem contar a flexibilidade de adquirir serviços, de acordo com o tamanho e as necessidades do negócio e de personalizá-los, para que você pague apenas pelos recursos que utilizar, com cobranças em reais, como é o caso das soluções da Online Data Cloud. 

 

E como o Big Data torna a estratégia com Cloud Computing mais eficiente?

 

Segundo Pollyana, em tempos de transformação digital e competitividade cada vez mais acirrada no mercado, não basta apenas ter a preocupação de armazenar os dados, melhorar o desempenho, aumentar a disponibilidade e reduzir custos. “Também precisamos analisar com inteligência os dados e verificar qual tipo de informação eles nos trazem, e como essas informações podem ser utilizadas em estratégias, não só de marketing, mas também de CRM e atendimento ao cliente, bem como em ofertas de produtos, planejamento de personas, para oferecer novos serviços e também para previsão em relação à distribuição do mercado de um determinado produto ou serviço, utilizando técnicas de IA (Inteligência Artificial) associadas”, exemplifica.

 

“Vale ainda destacar que o crescimento do uso de Big Data tem sido exponencial nos últimos tempos. O mercado global de Big Data tem como previsão de crescimento, considerando o período de 2019 a 2024, a marca de 142,5 bi, e o crescimento deste ano está previsto em 9,13%, de acordo com o Global Big Data Market 2020 – 2024”, complementa a docente.

 

Com as estratégias de Big Data e Cloud Computing implementadas, a sua empresa começa a criar um ecossistema tecnológico, que vai não só apenas automatizar uma série de atividades, como evitar problemas de perda de dados e informações, além de trazer um cenário mais estabelecido de quais são as regras de negócio que estão funcionando ou não. O que resulta numa operação dirigida a dados, na qual a partir desses dados se adquira a inteligência necessária para entender cada comportamento e planejar melhorias, adaptações e soluções preditivas e prescritivas que contribuirão para a sua empresa avançar na jornada da transformação digital, de maneira mais estratégica e assertiva. 

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