Hoje os avanços da tecnologia abriram um leque de possibilidades para quem deseja adotar as soluções de cloud computing no seu negócio. Agora, é possível utilizar soluções em nuvem de forma mais flexível com a multicloud.

O conceito de multicloud tem se tornado um grande destaque no mercado de tecnologia da informação e no mundo corporativo. A possibilidade de utilizar mais de uma nuvem para gerenciar aplicações de TI tornou-se uma alternativa estratégica muito viabilizada pelos gestores de tecnologia e CIOs que buscam alinhar o ganho de performance, hospedando recursos na nuvem, com as suas necessidades, de forma que ajude a empresa a otimizar custos.

A ideia central para quem utiliza mais de uma nuvem é adequar as necessidades específicas de cada aplicação com o tipo de solução oferecida pelo provedor. Por exemplo, podemos falar sobre um grande – talvez principal – influenciador para quem utiliza esse modelo de negócio: o custo.

Mas antes de tudo, vamos esclarecer alguns pontos.

O que é multicloud?

O conceito de multicloud consiste na combinação de dois ou mais provedores de serviços de cloud computing para ampliar a capacidade computacional, segurança, a disponibilidade dos seus sistemas e otimizar custos financeiros.

A principal diferença entre a Multicloud e Nuvem Híbrida é que na multicloud não existe necessariamente uma conexão entre os provedores entre si, enquanto na nuvem híbrida existe uma ligação.

Sabemos que cada aplicação possui necessidades específicas. Algumas são mais críticas e podem causar grandes transtornos para a empresa caso ocorra alguma instabilidade, enquanto outras já não tem esse alto nível de criticidade. É justamente nesse ponto que os gestores optam em fazer a divisão da hospedagem desses sistemas em múltiplos provedores de nuvem.

Um método bastante utilizado é a divisão de um sistema de missão crítica em dois servidores distintos, já que se ocorrer alguma eventualidade com uma infraestrutura a outra permanecerá funcionando e não afetará todas as atividades que dependem desse sistema.

Além disso, outra estratégia é fracionar as aplicações para otimizar custos, onde os sistemas mais importantes são hospedados em provedores mais robustos, com o custo mais alto e as mais simples em soluções mais baratas. Essas metodologias são utilizadas pelas corporações que buscam ganhar eficiência e economizar dinheiro. Entretanto, o resultado dessa estratégia pode ser ainda melhor com a ajuda de uma empresa especializada em multicloud.

Multicloud – Como otimizar o uso de múltiplas clouds com o gerenciamento centralizado.

A importância da ajuda de uma empresa especializada

O que pode parecer simples a princípio, pode se tornar uma grande dor de cabeça para quem não realiza um planejamento adequado. A estratégia de multicloud, apesar de oferecer grandes vantagens para as organizações, requer alguns cuidados antes de colocar o planejamento em ação.

Quando falamos em trabalhar com mais de uma nuvem, estamos falando de mais responsabilidades, mais servidores para gerenciar e mais profissionais disponíveis para cuidar de todas as infraestruturas. Vale ressaltar que a complexidade de fazer a gestão de diversos ambientes é grande. Mas isso pode ser facilmente revertido com a ajuda de um serviço especializado, que tornará a rotina da sua equipe muito mais simples.

Contratar uma empresa especializada em multicloud pode ser uma saída para as companhias que não tem recursos para contratar uma equipe de profissionais especializados, pois como já citado anteriormente, gerenciar múltiplas nuvens é uma tarefa complicada que exige uma equipe qualificada para entender e administrar todos os provedores.

A vantagem da solução de Multicloud da Online Data Cloud, por exemplo, é que nós fornecemos um time técnico de expertises em diversos ambientes de nuvens terceiras, portanto eles são capazes de sustentar múltiplos servidores com configurações e funcionamento distintos, mantendo a estabilidade e a segurança das informações e aplicações armazenadas.

Além disso, é importante lembrar que terceirizando o gerenciamento das suas clouds, consequentemente sua empresa ganhará mais efetividade na sua jornada para a nuvem, segurança e redução de custos.

Funcionalidades

Que a solução de gestão de multicloud traz grandes benefícios para os negócios, isso não há como negar. Com esse modelo de serviço é possível comparar provedores, adicionar ou reduzir recursos, agendar tarefas a serem executadas, fazer o monitoramento in-real-time das infraestruturas, acompanhar os gastos diário de cada servidor, capacidade de armazenamento.

Além do mais, toda a responsabilidade de solucionar problemas, manter as configurações, atualizações e upgrades dos ambientes ficam sob os cuidados do fornecedor.
 

Quer mais vantagens do que isso?

Com o gerenciamento de Multicloud você consegue elevar a performance do ambiente de TI da sua empresa com:

• Geração automática de relatórios;
• Identificação e diagnóstico de atividades inesperadas;
• Suporte N2/N3 disponível em escala 24/7 para fazer a sustentação de ambientes;
• Suporte de migração.

Por isso, a multicloud pode ser um grande aliado para o crescimento do seu negócio com a ajuda de empresas expertises no setor.

Cloud Public – Online Data Cloud

Com 25 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação, a Online Data Cloud é referência no mercado de cloud computing. O know-how dos nossos profissionais e as infraestruturas robustas e seguras, permitem que as empresas que trabalham com as nossas soluções e serviços consigam elevar o patamar do seu negócio, a performance e reduzir custos.

A nossa solução de Cloud Public permite que sua empresa continue trabalhando com múltiplas clouds, com um atendimento personalizado onde você fala diretamente com quem você precisa falar e um gerenciamento centralizado, poupando dinheiro, tempo para sua equipe, além de ganhar eficiência operacional.
 

Ficou com alguma dúvida ou quer saber um pouco mais sobre essa solução? Entre em contato com um dos nossos consultores.

Cloud Public - Online Data Cloud

Compartilhar: