Gerenciar sistemas na nuvem, armazenamento de dados na nuvem, mover aplicativos para a nuvem, enfim… Atualmente tudo acontece na nuvem. Mas é exatamente isso, esse lugar que existe do outro lado da conexão com a Internet não é mais algo do futuro, mas sim uma realidade imprescindível para pessoas, empresas, etc., despontarem na largada rumo aos avanços tecnológicos.  No artigo de hoje você conhecerá algumas aplicações da cloud computing que fazem parte do seu cotidiano, confira!

Desde os primórdios da era cibernética estamos habituados a armazenar todo e qualquer tipo de dados em nossos próprios computadores. Programas, softwares e entre outras aplicações, inclusive ambientes corporativos, passaram a demandar cada vez mais espaço físico para preservar tanta informação. Por isso apareceu a cloud computing, proporcionando uma verdadeira revolução tecnológica na forma como interagimos com a computação.

Cloud Computing

O que é cloud computing?

A computação em nuvem – ou cloud computing – é uma tecnologia que possibilita o acesso remoto a softwares, processamento de dados na Internet e arquivos armazenados na rede, de onde quer que você esteja. Tudo isso é possível sem a necessidade de conexão com um servidor local, ou seja, não é necessário que os arquivos, programas, softwares e entre outros, estejam armazenados em dispositivos físicos, pois a cloud computing utiliza a grande escala da Internet para hospedar uma infinidade de aplicações e informações, que podem ser acessadas por meio de dispositivos que se conectem à rede.

Se você acompanha nosso blog já entendeu que, para os negócios, a nuvem é uma ferramenta primordial, principalmente porque com ela é possível aumentar a eficiência da gestão e até mesmo economizar. Saiba mais sobre os benefícios da nuvem para o seu negócio no artigo Saiba como a tecnologia de cloud computing pode ajudar sua empresa a reduzir custos.

As características da cloud computing

Segundo o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, a computação em nuvem pode ser definida por cinco características essenciais:

Autoatendimento sob demanda: Um consumidor pode utilizar unilateralmente recursos de computação, como tempo de servidor e armazenamento de rede, conforme necessário, automaticamente, sem exigir interação humana com cada provedor de serviços.

Amplo acesso à rede: Os recursos estão disponíveis na rede e são acessados ??por meio de mecanismos padrão que promovem o uso por plataformas heterogêneas, como telefones celulares, tablets, notebooks e estações de trabalho.

Pool de recursos: Os recursos de computação do provedor são agrupados para atender a vários consumidores usando um modelo de multilocação, com diferentes recursos físicos e virtuais atribuídos e reatribuídos dinamicamente, de acordo com a demanda do consumidor.

Elasticidade rápida: Os recursos podem ser provisionados e liberados elasticamente, em alguns casos automaticamente, para escalar rapidamente para fora e para dentro de acordo com a demanda. Para o consumidor, os recursos disponíveis para utilização muitas vezes parecem ilimitados e podem ser apropriados em qualquer quantidade e a qualquer momento.

Serviço medido: Os sistemas em nuvem controlam e otimizam automaticamente o uso de recursos aproveitando um recurso de medição em algum nível de abstração apropriado ao tipo de serviço (por exemplo, armazenamento, processamento, largura de banda e contas de usuário ativas). O uso de recursos pode ser monitorado, controlado e relatado, fornecendo transparência tanto para o provedor quanto para o consumidor do serviço utilizado.

Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia

Cloud Computing

Além do armazenamento de dados…

Serviços de e-mail, como o Outlook e Gmail, sites de compartilhamento de fotos ou vídeos, como o Youtube, serviços de streaming de músicas e filmes (Netflix e Spotify) … Todos estes são exemplos de recursos que utilizamos em nosso cotidiano que usam a computação em nuvem para existir. Se você já usou o Office Online da Microsoft consegue imaginar que a possibilidade de editar textos online, sem precisar ter o programa instalado no computador, é fruto da cloud computing, pois suas funcionalidades são disponibilizadas exclusivamente no ambiente digital, isto é, basta o usuário criar uma conta e acessar um navegador online para começar a utilizar.

Cloud Computing

Conclusão

A computação em nuvem suporta os mais variados tipos de aplicações, devido à sua alta flexibilidade, que vão muito além do armazenamento de arquivos e informações. Sendo assim, podemos concluir que a nuvem é capaz de armazenar e executar qualquer tipo de projeto ou infraestrutura, desde que exista uma estratégia bem-estabelecida para suprir as prioridades do seu negócio.

E não se esqueça: na hora de migrar a infraestrutura da sua empresa para a nuvem, conte com a Online! Nós gerenciamos suas nuvens para que você tenha tranquilidade e segurança em sua jornada na cloud. Fale conosco e saiba como.

Compartilhar: