Gestão de Cloud Computing: 5 benefícios de adotar esse serviço para a sua empresa

Gestão de Cloud Computing: 5 benefícios de adotar esse serviço para a sua empresa

Sua empresa pode usufruir dos melhores recursos de cada provedor e reduzir custos com o serviço de sustentação de clouds.

 

De acordo com Adriano Filadoro, especialista em Cloud Computing  e diretor-presidente da Online Data Cloud, a nuvem é uma transformação no mundo dos negócios que exige uma rápida adaptação das empresas para melhorar desempenho e inovar constantemente. Caso contrário, perdem competitividade.

 

Movimento esse que fica muito claro quando olhamos para a expectativa de crescimento nos investimentos globais em serviços e infraestruturas de nuvem compartilhada, que deverá ter um salto, considerando os gastos de 2019, de 118,34% até 2023, segundo levantamento da IDC (International Data Corporation).

 

Já ficou claro que a nuvem oferece mais agilidade e escalabilidade, e deixa no passado a limitação física dos servidores locais e o gasto operacional da equipe em gerenciamento das aplicações. Só que apesar de ser uma decisão fácil do ponto de vista das vantagens oferecidas, a tarefa pode parecer complexa quando a empresa e o time ainda não estão familiarizados com o universo de Cloud Computing. 

 

Mas sabia que uma empresa especializada pode ajudar a destravar o potencial da nuvem em seu negócio?

Pollyana Notargiacomo, professora da Faculdade de Computação e Informática do Mackenzie conta que considerar uma empresa terceirizada para o gerenciamento das nuvens impacta positivamente em um ponto crucial de qualquer negócio: os investimentos. “A questão do investimento é uma contribuição importante ao contratar uma empresa que gerencia as nuvens, já que ao contar com essa terceirização, a sua empresa não precisará investir em melhorias no parque tecnológico, nem investir em treinamentos ou na contratação e na manutenção de funcionários que se dediquem exclusivamente para esse tipo de função dentro da empresa. Ou seja, além da empresa economizar em hardware, também economiza com recursos humanos, com a segurança da informação e também com backup. Além disso, esse tipo de contratação de uma empresa especializada em gestão das nuvens fortalece a confiança em relações comerciais, já que o público do seu negócio terá essa garantia, de que tudo é gerenciado por especialistas, garantindo o máximo de segurança e desempenho”, explica.

 

5 benefícios de contratar uma empresa para gerenciar as suas nuvens

 

1 – Você não precisa se preocupar com a infraestrutura: um dos benefícios de contratar uma cloud é não ter que se preocupar com a infraestrutura. A infraestrutura da cloud é abstraída ao contratá-la. E com o serviço de gerenciamento de nuvem, você terá o acompanhamento de especialistas, como no caso da Online Data Cloud, que entendem as necessidades e o core da sua empresa e, assim, poderá deixar a sua equipe de TI focada em atividades que são estratégicas para o seu negócio, sem se preocupar em como deixar os servidores no ar ou com a redundância do ambiente que estará por trás. 

 

2 – Ganhe mais flexibilidade com uma gestão que otimiza recursos: a escalabilidade e a elasticidade são dois pontos importantes para considerar esse tipo de serviço. Isso porque, de acordo com Vinicius Coelho, coordenador de TI da Online Data Cloud, é muito comum surgir demandas que exigem o aumento da infraestrutura, por exemplo, e com um serviço de gestão você aproveita o máximo de elasticidade que a nuvem oferece. “A empresa contratada será responsável por gerenciar e controlar essa flexibilidade, para que isso não precise ser um custo que a sua empresa pague por três anos, por exemplo. Ao ter um gerenciamento contínuo, o serviço de gestão otimiza os recursos, no sentido de que aquela contratação seja específica para determinada necessidade e, no próximo mês, você possa reduzir novamente. Ou seja, a gestão de recursos é feita de acordo com o que você precisa no momento e não calculando aquilo que você vai precisar daqui a três anos para efetuar a contratação”, explica.

 

3 – Economize ao terceirizar uma mão de obra especializada: “Quando você contrata uma empresa para gerenciar sua cloud, como uma AWS ou uma Azure, você está terceirizando uma mão de obra especializada, que é muito cara. Para gerenciar um ambiente de TI, você precisa de uma estrutura básica que demanda, pelo menos, um especialista de hardware, um especialista de software, um especialista de banco de dados, um especialista de cloud e a necessidade de todos esses especialistas, muitas vezes, impossibilita o gerenciamento estratégico da cloud. São muitos especialistas para conseguir atender às demandas, mas ao contar com a gestão de uma empresa especializada, você consegue terceirizar esses profissionais e pode focar no core da sua empresa”, afirma Vinicius Coelho. 

 

4 – Extrair o melhor de cada cloud com o melhor custo-benefício: “No caso de uma estratégia multicloud, o know-how faz toda a diferença. Isso porque não existe necessariamente uma cloud melhor ou pior, existe a cloud que se adequa melhor ao seu negócio”, exemplifica Vinicius. Por isso, sua empresa não precisa contar apenas com uma cloud, você pode ter mais de uma cloud e até mesmo a sua própria infraestrutura interna. E a gestão entra também na otimização do custo e para extrair os melhores recursos de cada provedor. Então sua empresa pode passar a contar com a cloud A, na qual um tipo de serviço é melhor, com a cloud B, que tem outro serviço que é melhor para outro tipo de necessidade. E, dentro de casa, você ainda pode manter o serviço C. “Conseguir unificar tudo isso sozinho é muito difícil, por isso, ao contratar uma empresa que consiga fazer a união das clouds, é possível extrair o melhor de cada provedor e ter o melhor custo-benefício”.  

 

5 – Conectividade mais efetiva para empresas de médio e grande porte: “Tem a questão de conectividade, não basta apenas escolher uma cloud e acessá-la pela internet, às vezes estamos falando de uma empresa maior que tem 50, 100, 200, 1.000 funcionários. Como esse corpo de funcionários vai se conectar às clouds da melhor maneira? Existem algumas técnicas que fazem essa comunicação ser mais efetiva também”, conta Vinicius. 

 

Qualquer um pode contratar uma nuvem, mas para extrair o melhor que a nuvem ou que as nuvens têm a oferecer é fundamental contar com know-how, já que além de contratar, é necessário configurar e sustentar, para garantir que as nuvens atuem em pleno funcionamento. 

E é por isso que o nosso foco também está em entender seu negócio para arquitetar múltiplas nuvens sob medida, que garantem a execução de recursos avançados com agilidade e redução de custos, assertividade de investimentos e performance. Assim, você pode focar na sua empresa e deixar a Online Data Cloud gerenciar todas as suas nuvens, em um só lugar, com o apoio de uma equipe certificada e especializada nos mais diversos ambientes. 


Fale com um consultor para saber mais: https://www.onlinedatacloud.com.br/contato/

onlinedatacloud

Compartilhe isso: