O parque da sua empresa já está totalmente regularizado? Ainda não? Saiba porque o licenciamento é o que falta na maioria das empresas atualmente.

Nos dias de hoje, os softwares se tornaram uma das ferramentas mais valiosas para as organizações. Mesmo assim, muitas delas ainda utilizam os programas sem licenciamento em suas dependências e não se preocupam em fazer a regularização desses sistemas, uns porque desconhecem sobre o assunto e outros porque não acreditam na possibilidade de fiscalizações.

Por isso, o que mais falta na maioria das empresas é conhecimento sobre a importância do licenciamento de softwares.

O que é licenciamento de software?

O licenciamento de software é uma espécie de autorização que a empresa que desenvolveu o programa dá para os usuários. Assim, os usuários têm uma permissão formalizada para usar os produtos legalmente, de acordo com as cláusulas determinadas no contrato.
Tipos de licenciamento
Nós encontramos diversos tipos de licenças, mas as principais delas são baseadas na:

  • Quantidade de computadores no qual o programa será instalado;
  • Quantidade de usuários que irão utilizar aquele recurso.

 

Gravidade de usar um software pirata

O não licenciamento de um software pode ser mais grave do que você imagina! Isso porque quando você adota a prática de procurar um determinado software pago na internet, baixa-lo e fazer o desbloqueio através de seriais, você está alimentando a prática de pirataria – crime enquadrado em violação de direito autoral que está previsto no artigo 184, parágrafo 2° do Código Penal brasileiro.

A utilização de um software pirata, além de ser um ato ilegal, não remunera os desenvolvedores devidamente. Imagine se fosse sua empresa que desenvolvesse um software pago e os usuários finais o utilizassem sem pagar? Seria um grande prejuízo, não? Por isso é fundamental sempre analisar os dois lados da moeda.
Licenciamento - O que falta na maioria das empresas?

Fiscalização

O que parece não ter tanta importância aos olhos de alguns gestores, na verdade pode ser um fator de grande risco para a existência do seu negócio.

Você sabia que se sua empresa for pega utilizando um software ilegal em uma auditoria, o custo da multa pode ser 3.000 vezes o valor de cada licença? Sua companhia está preparada para arcar com esse custo? Acredite, mas isso já levou o leilão de algumas empresas que não tinham dinheiro para pagar a multa em questão.

Portanto, não regularizando o parque da sua empresa você coloca em risco toda a estrutura do seu negócio, podendo perder rapidamente tudo aquilo que você demorou anos para construir.

 

Procure a ajuda de uma empresa especialista

E para fazer a validação do seu ambiente, nada melhor do que contar com a ajuda de uma empresa especialista no setor. Com a solução de Compliance da Online Data Cloud, sua companhia conta com um time de consultores especializados para fazer a avaliação do seu ambiente de TI, identificar os problemas e as necessidades do seu parque, e oferecer a melhor solução, com um pacote em um formato adequado para o que seu negócio precisa.

Além de entrar em conformidade com as exigências do mercado de tecnologia da informação, sua organização ainda consegue regularizar seu ambiente sem gastar uma fortuna com isso e conta com o suporte do próprio fabricante.

 

Os principais pontos que sua empresa irá usufruir ao utilizar um software licenciado é:

Suporte técnico

Essa funcionalidade não é disponibilizada em nenhum software pirata, logo sua empresa não tem a quem recorrer em caso de problemas. O software original oferece suporte técnico do próprio fabricante a seu dispor para tirar dúvidas e solucionar problemas.

Segurança

O software ilegal é muito mais vulnerável a ataques maliciosos, o que coloca todas as informações críticas da sua empresa em risco. Alguns vírus, ao invadir um sistema operacional, bloqueiam o acesso a qualquer dado do computador e pode até levar a formatação da máquina para poder acessar novamente. Já o software original oferece muito mais segurança contra qualquer tipo de invasão na sua máquina por ser menos vulnerável.

Atualizações e upgrades

O software pirata não fornece atualizações constantes. Já com o uso de um software licenciado as atualizações e upgrades são feitas automaticamente, assim sua empresa sempre conta com as mais novas funcionalidades e recursos do programa e sua equipe pode usar o software por completo.

Saiba como a solução de Compliance pode ajudar a sua empresa! Fale com um consultor.

Solução de Compliance - Online Data Cloud

Compartilhar: