Você ainda tem receio de utilizar serviços de Hospedagem na Nuvem? Veja quais são os mitos e as verdades sobre a Cloud Computing!

Mitos e verdades sobre a Nuvem

Embora a Hospedagem na nuvem – ou Cloud computing – esteja se tornando mais popular e sendo cada vez mais utilizada por empresas em escala global, pela sua elasticidade e seu custo benefício, o medo do desconhecido ainda faz com que algumas companhias sejam resistentes à aderir esse tipo de solução.

Questões como insegurança, “paranoias” ou até mesmo a falta de informação, são os principais fatores que fazem com que muitas empresas não utilizem o armazenamento de seus serviços em nuvem até então.
Pensando nisso, destacamos as principais dúvidas que muitas pessoas ainda têm relacionadas aos serviços de cloud computing, desvendando mitos e verdades. Confira!

 

1. A nuvem não é tão segura

 

Mito. Os dados armazenados em nuvem são muito mais seguros do que os armazenados localmente, por exemplo. Em uma infraestrutura local pode ocorrer situações de risco, como alguma catástrofe, quedas de energia, desastres naturais – como uma inundação – que imediatamente irá impactar na continuidade dos negócios.

Já na nuvem, os dados são armazenados em Data Centers, altamente preparados e desenvolvidos para protegê-los contra qualquer tipo de imprevisto que possa prejudicar seu negócio e também para receber uma grande quantidade de dados. Conta com backup contínuo, dados replicados e alta disponibilidade, que reforça ainda mais a garantia de segurança.

 

2. O acesso às informações é restrito

 

Verdade. Quando você faz a hospedagem dos dados da sua empresa na nuvem, somente o proprietário tem acesso às informações – já que esses arquivos são criptografados. E caso seja necessário compartilhar o acesso com mais pessoas, será necessário uma autorização.

 

3. Hospedar na nuvem é caro

 

Mito. Ao optar por hospedar uma aplicação na nuvem, a empresa descarta a necessidade de investir em uma infraestrutura local, cortando custos com instalação de servidores, manutenções, equipamentos e outros custos operacionais.

Além disso, a hospedagem na nuvem permite flexibilizar a estrutura de forma rápida e de acordo com a necessidade do seu negócio. Você só paga pela quantidade e tipo de serviços utilizados.

 

4. A nuvem oferece total mobilidade.

 

Verdade. Uma das suas principais vantagens é a mobilidade. Com os dados armazenados na nuvem, tudo que sua empresa necessita é de um dispositivo conectado à internet (celulares, notebooks, tablets, entre outros). Assim, terá acesso as informações de onde estiver e à qualquer hora.

 

5. Ajuda a aumentar a produtividade da empresa

 

Verdade. Soluções hospedadas na nuvem permitem que os funcionários não gastem tempo monitorando e atualizando servidores e softwares diariamente. Com essa otimização de tempo, o setor de TI ganha novas formas e consegue executar atividades produtivas voltadas para o desenvolvimento do negócio.

 

6. É possível o compartilhamento de dados

 

Verdade. A hospedagem na nuvem permite que os dados armazenados tenham o compartilhamento muito mais acessíveis, já que eles estão no ambiente de Cloud – ou seja, estão em todo lugar. Por isso, os usuários (autorizados) que precisam ter acesso à arquivos e dados internos, mesmo não estando no mesmo local físico, conseguem ter esse acesso de forma eficiente.

 

7. Serve para todos os portes de empresas

 

Verdade. Não existe nenhum tipo de restrição para adotar essa solução em relação a esse ponto, visto que os benefícios da nuvem como disponibilidade, continuidade e recuperação de desastres, por exemplo, são características extremamente eficientes para empresas de qualquer porte ou segmento.

Além de que, por ser uma tecnologia que tem preços acessíveis, é totalmente atingível para qualquer empresa independente do seu tamanho – seja microempresas, PMEs (pequenas e médias empresas) à empresas de grande porte.

 

8. Ajuda na redução de erros

Verdade. Segundo pesquisas realizada pela Deloitte, o erro humano é o maior gerador de problemas das falhas em segurança. A Cloud possibilita ações automatizadas, dessa forma reduzindo a margem de erros de forma significativa.

Quer ter sua empresa na nuvem?
A cloud computing é uma tecnologia que vem crescendo sucessivamente no mercado. A tendência é que cresça cada vez mais e que, num futuro próximo, grande parte das empresas migrem todos seus serviços para a nuvem.
Deixar o medo de lado e abraçar essa solução pode trazer resultados surpreendentes, dando um upgrade no andamento dos seus negócios.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre Hospedagem na Nuvem? Entre em contato com um de nossos consultores.

 

A Online Data Cloud está sempre à sua disposição!

Compartilhar: