Estudo global sobre adoção de ambientes multicloud, aponta que a adoção de estratégias em multicloud tem se tornado frequente em diversas empresas e indústrias do mercado.

O ambiente Multicloud tem ganhado espaço nas empresas. Esse modelo de tecnologia em cloud, que permite dividir aplicações em diversos provedores, tornou-se uma alternativa estratégica para quem busca mais disponibilidade, flexibilidade e segurança dos seus dados.

Estudos apontam que 80% das empresas já estão adotando o modelo de multicloud e que até o ano de 2022, 95% das aplicações migradas para a cloud public continuarão nesse modelo, sem chances de voltar ao modelo on-premises. Isso mostra a força da multicloud.

Uma pesquisa realizada pela VMware em parceria com a MIT Technology Review Custom analisou mais de 1,3 mil tomadores de decisões globais de TI de grandes corporações com relação à adoção de tecnologias em cloud. De acordo com os dados levantados, concluiu-se que os desafios como aprisionamento tecnológico, inovação, domínio dos dados e a necessidade de soluções específicos de aplicações, são os fatores que mais levam as empresas à utilizarem múltiplas nuvens para alcançar o triunfo comercial.

E apesar dos desafios pertinentes à implementação, ao adotar o modelo de multicloud as vantagens começam logo na sequência e melhoram cada vez mais ao longo do tempo para quem adquire esse modelo de serviço.

Os principais desafios encontrados na adoção da multicloud

Apesar de ser a tecnologia do momento, a multicloud apresenta alguns desafios para quem está entrando nessa jornada. O estudo pôde perceber que as principais dificuldades na implementação de tecnologias multicloud são:

– Superar os desafios técnicos encontrados na multicloud;
– 57% dos entrevistados afirmam que no gerenciamento de múltiplas nuvens existem pontos inesperados como: desafios técnicos e a demanda por novas habilidades e pessoas;
– 62% dos entrevistados ressaltaram que o ponto mais difícil do processo é a integração dos sistemas legados; enquanto 61% deles afirmam que a compreensão da tecnologia também faz parte dos principais desafios;
– E por último, as dificuldades no processo de migração, o gerenciamento de dados de cloud-to-cloud (nuvem para nuvem), de modo que os dados estejam acessíveis, e a perda de informações foram pontos muito mencionados pelos entrevistados. Esse dado mostra o quão importante é realizar um planejamento prévio.

A importância no gerenciamento de mudanças na migração para a nuvem

Fazer um gerenciamento de mudanças bem como preparar a equipe antes de realizar uma migração é um ponto de extrema importância, pois a jornada para a nuvem pode afetar processos e pessoas. Isso acontece porque, de acordo com o levantamento da pesquisa realizada pela VMware, os pontos mais afetados pela adoção da cloud são a: governança de dados (26%); habilidades (22%); políticas e aumento/ou de redução de equipe (16%); número de possíveis fornecedores (15%) e aumento no erro humano em 7%.

Além do mais, usuários que já possuem alguma experiência no modelo de multicloud aconselham para as companhias que desejam migrar para a nuvem realize pesquisas e desenvolva um planejamento amplo, de modo que todos tenham uma visão positiva das mudanças que estarão por vir com a adoção de múltiplas nuvens. Essas mudanças envolvem os protocolos de segurança, capacitação de pessoas, planejamento de orçamentos, pessoas, processos e cultura.

O papel de uma empresa especializada

Adotar um ambiente multicloud pode não ser tão simples assim, mas não deve ser descartado, pois dividir recursos pode trazer resultados surpreendentes aos negócios.

Dividir aplicações em dois ou mais provedores exige planejamento, conhecimento e gerenciamento contínuo, por isso uma empresa especialista em múltiplas nuvens tem um papel tão fundamental nesse processo.

A Online Data Cloud, que já atua há mais de 25 anos no mercado de Tecnologia da Informação, é autoridade quando o assunto é multicloud. Formada por um time de expertises certificados, a Online Data Cloud oferece serviços de sustentação de infraestruturas em multicloud. Dessa forma, as organizações podem dividir dados em diversos ambientes e contar com um time especializado para fazer o gerenciamento, mantendo tudo atualizado, seguro e disponível.

Cloud Public - Online Data Cloud

Fonte: ITForum 

Compartilhar: