Imprevistos acontecem e toda empresa está sujeita a sofrer alguma catástrofe, sejam elas causadas por desastres naturais ou pelo próprio homem. Saiba como proteger sua empresa com um plano de Disaster Recovery.

Solução de Disaster Recovery

Grande parte das organizações dependem da tecnologia e de serviços automatizados para ter um bom desempenho. Mas imprevistos acontecem e toda empresa está sujeita a sofrer alguma catástrofe, sejam elas causadas por desastres naturais – como tempestades, inundações e incêndios – ou pelo próprio homem – em caso de erros manuais, fraudes ou outros acidentes.

Porém, muitas organizações não se preocupam com essas possíveis eventualidades enquanto o sistema de TI está funcionando corretamente, sem apresentar nenhum tipo de problema e acabam optando por não possuir um plano de recuperação que dê continuidade em suas atividades na ocorrência de algum desastre.

Sem a restauração imediata do sistema o resultado pode acabar em perdas imensuráveis, comprometendo as atividades, assim como a própria existência da empresa. Por isso, hoje existe a solução de Disaster Recovery, que tem como finalidade evitar que situações como estas aconteçam e impeçam sua empresa de operar.

 

O que é um plano de Disaster Recovery?

 

O plano de Recuperação de Desastres (RD) ou Disaster Recovery (DR, sigla em inglês) tem como objetivo a prevenção de riscos e a proteção de dados essenciais. É um plano de ações que permitem a continuidade e recuperação das atividades vitais de uma companhia em caso de desastres naturais ou erros causados pelo homem, como por exemplo na hipótese de uma falha tecnológica.

Ou seja, o plano de Recuperação de Desastres garante que as operações essenciais ao seu negócio levem o menor prazo possível para restabelecer a conexão e dar continuidade em caso de eventos disruptivos, garantindo que as atividades da sua companhia estejam sempre em funcionamento.

 

Quanto tempo sua empresa pode ficar fora do ar em caso de imprevistos?

 

Um plano de Disaster Recovery pode ser visto como fundamental na recuperação de dados e informações. Ele funciona com a execução de ações emergenciais para caso venha ocorrer algum desastre, falhas causadas pelo homem ou falhas tecnológicas dentro do seu negócio.

Todos os seus dados ou servidores estarão em outra localidade ou Data Center, ou seja, haverá uma redundância deles. No caso da ocorrência de um “sinistro” tudo o que você precisa fazer é solicitar a ativação do seu plano de contingência para iniciar a restauração do seu sistema com o menor tempo de retardo possível.

Portanto, a solução de Recuperação de Desastres, por sua agilidade em fazer a restauração de dados ameniza as perdas de informações vitais, assim como os custos que seriam necessários na ocorrência de algum dano, executando tudo com muita segurança e eficiência.

 

Case de sucesso: Enfil S.A

 

Empresa de controle ambiental ativa plano de Disaster Recovery.
Utilizando a solução de Disaster Recovery a empresa Enfil S.A Controle Ambiental, parceira da Online Data Cloud, garantiu a estabilidade e segurança dos seus negócios mesmo em momentos de crise.

Quer saber como a Enfil garantiu sua segurança e estabilidade com o plano de Recuperação de Desastres? Confira nosso e-book exclusivo!

Case de sucesso Enfil

Uma solução de Recuperação de Desastres não tem apenas como objetivo corrigir problemas que já foram causados, mas também prevenir para que futuros imprevistos sejam evitados na sua empresa, além de ser a melhor opção para garantir que seus negócios tenham uma recuperação rápida.

Esperar que alguma complicação aconteça para depois tomar medidas para solucionar o problema pode não ser a escolha mais viável, visto que uma pequena falha pode resultar em um grande estrago.

Contar com um plano de DR pode garantir o sucesso, com a eficiência e agilidade que sua empresa necessita para restaurar seus negócios sem causar grandes impactos em suas atividades.

Disaster Recovery Plan

 

Compartilhar: