A computação na nuvem tem ganhado cada vez mais espaço no mercado como uma forma imprescindível de facilitar o cotidiano das pessoas e empresas. É de conhecimento geral também que essa tecnologia viabiliza inúmeros processos e tem revolucionado cada vez mais a maneira de executar tarefas devido à sua alta escalabilidade, mobilidade e disponibilidade. Esses inúmeros benefícios da nuvem resultam em um bônus excepcional para os negócios: a capacidade de reduzir custos. Neste artigo vamos discorrer sobre o assunto e explicar como você pode se beneficiar financeiramente ao adotar provedores de cloud.

O que são provedores de cloud?

Os provedores de cloud são empresas que fornecem infraestruturas, plataformas, aplicativos ou serviços de armazenamento baseados em cloud (nuvem). Estes provedores de serviços de nuvem oferecem diversos benefícios às empresas que podem usufruir de total escalabilidade e flexibilidade, deixando no passado as limitações físicas de servidores locais.

Como a cloud computing pode ajudar minha empresa a reduzir custos?

A economia gerada pela adoção dos serviços de cloud computing é notável. Há diversos fatores que acarretam na redução de custos e separamos alguns que você confere logo abaixo:

Flexibilidade e mobilidade – A versatilidade, “elasticidade” e agilidade apresentadas com a computação em nuvem possibilitam alterar a infraestrutura de tecnologia da empresa com muito mais facilidade do que ao utilizar servidores locais. Também é possível aumentar e diminuir o tamanho das clouds, ou seja, elas são totalmente adaptáveis. Sendo assim, é possível adequar os recursos de acordo com as necessidades do negócio e economizar devido ao fato de os serviços em nuvem serem cobrados de acordo com sua utilização. Além do mais, tudo que é armazenado em clouds pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso à Internet.

shutterstock 611605280 1

Otimização da equipe de TI – Ao migrar o armazenamento de dados para a nuvem, as equipes de TI podem direcionar sua energia e potencial para soluções inovadoras ao invés de despender tempo e energia com o gerenciamento das aplicações nos servidores.

shutterstock 381424798 1

Desenvolvimento sustentável – Ao aderir à computação em nuvem, a empresa passará a utilizar serviços totalmente virtuais, ou seja, poupará energia, espaço físico e papel –com a redução de impressão de documentos – além de reduzir a emissão de dióxido de carbono (o setor de informática é responsável por mais de 2% da emissão de CO²). Tudo isso entra na conta da economia. 

shutterstock 684839521 1

Como escolher um provedor de serviços de nuvem?

Primeiramente, ao decidir migrar o armazenamento de dados da empresa para a cloud, será necessário avaliar a confiabilidade e a capacidade dos provedores aos quais deseja confiar as informações dos aplicativos e dados da organização. Para isso, é necessário realizar um bom planejamento estratégico, com o objetivo de assegurar que o serviço atenderá às necessidades da empresa integralmente.

shutterstock 125411825 1

A Online Data Cloud é uma empresa especialista em gerenciamento de nuvens e pode te ajudar a fazer uma migração tranquila, segura e personalizada para a sua necessidade, então conte com nossa consultoria para encontrar soluções customizadas para o seu negócio! Nós nos comprometemos com a aplicação de um plano adequado para cada aplicabilidade, “desenhando” uma estrutura de nuvens organizada e com total segurança para sua corporação. Além disso, nosso suporte funciona em escala 24h/7 para assegurar a disponibilidade das suas nuvens. Entre em contato com a gente e fale com um de nossos especialistas!

Compartilhar: