A boa comunicação de uma empresa depende da boa estabilidade dos servidores que hospedam seu e-mail interno, bem como a confiabilidade e facilidade da utilização desses sistemas.

O e-mail é uma das ferramentas mais utilizadas em qualquer organização. Por ser a principal fonte de comunicação interna, o e-mail corporativo exige um bom funcionamento. Por isso, pontos como armazenamento e segurança são tão essenciais para o seu desempenho.

Uma empresa que prioriza a comunicação do seu negócio deve estar atenta ao cenário atual da empresa e adequar novas soluções para otimizar a troca de informações. Hoje, as tecnologias mais sofisticadas permitem que o acesso às informações seja mais rápido e flexível.

Com isso, muitas empresas estão cogitando a ideia de mudar o seu e-mail local para o e-mail na nuvem, por ser mais flexível e proporcionar altos níveis de segurança aos usuários.

Veja como isso acontece através da comparação do e-mail local x e-mail na nuvem que nós preparamos para você e saiba qual é a melhor alternativa para o seu negócio.

E-mail local

O e-mail local ainda é utilizado pela maioria das empresas que preferem ter suas ferramentas armazenadas no “conforto dentro de casa”, onde elas podem centralizar e gerenciar suas próprias informações. Apesar de aparentar ser uma opção vantajosa, quem escolhe manter um e-mail local precisa lidar com todos os investimentos necessários.

Primeiro, o e-mail local exige a aquisição de servidores interno na empresa. Sabemos que um servidor não é uma coisa barata e além do valor do servidor também é preciso considerar os gastos com energia elétrica, manutenção, hardware, ambiente refrigerado para alocar a infraestrutura e profissionais capacitados para fazer a sustentação do ambiente.

Não podemos esquecer também do link de internet, fator fundamental na definição da qualidade, velocidade do serviço e garantia da comunicação interna (colaboradores) e externa (clientes) da organização.

Cuidado com as falhas!

Quem tem um e-mail local não pode dispensar a contratação de profissionais especializados no gerenciamento da infraestrutura. Isso porque qualquer falha no servidor pode interferir no desempenho do seu e-mail interno e na comunicação da organização no geral, colocando em risco a estabilidade da ferramenta e a segurança das informações e dos dados armazenados.

A responsabilidade da empresa que utiliza um e-mail local é grande, visto que são muitos os fatores que precisam ser verificados constantemente para que tudo funcione de forma correta, como a construção de rotinas de backup, configuração do ambiente, análises de riscos e vulnerabilidades contra-ataques cibernéticos, etc.

Portanto, se sua empresa está tendo custos altos de forma que aperte muito o orçamento, é melhor reconsiderar o modelo de e-mail migrando do local para o e-mail na nuvem, já que o e-mail local geralmente é mais recomendado para empresas grandes que têm recursos para arcar com todos os custos previstos.

Serviços de Cloud: Como saber se sua empresa precisa de um e-mail na nuvem.

E-mail na nuvem

O modelo de e-mail na nuvem (SaaS – Software as a Service) hoje é a melhor alternativa para os negócios de pequeno, médio e grande porte que desejam reduzir custos financeiros, manter a estabilidade e elevar a performance do seu e-mail corporativo.

Eliminar custos com compra de equipamentos, profissionais capacitados, manutenção de servidores e trocar pela aquisição de um serviço especializado, como o e-mail na nuvem da Online Data Cloud, pode trazer resultados surpreendentes de curto à longo prazo para os negócios, ainda mais quando você só precisa pagar pelos recursos utilizados.

O e-mail na nuvem oferece todas as vantagens do e-mail local com benefícios adicionais. Por exemplo, a empresa irá usufruir de uma equipe dedicada 24h por dia para manter a estabilidade contínua do seu e-mail, melhorando a comunicação interna e externa do negócio.

Flexibilidade

A flexibilidade do e-mail na nuvem permite não só poupar espaço de armazenamento do seu computador com a instalação de softwares, mas também o acesso ao e-mail de qualquer lugar.

Imagine a seguinte situação: você está viajando e precisa acessar o e-mail da sua empresa do seu celular pessoal. Isso não será possível se você tiver um e-mail local no computador da sua empresa. Já o e-mail na nuvem permite o acesso de qualquer lugar e de qualquer dispositivo conectado à internet.

Estabilidade

A principal grande vantagem de ter o e-mail na nuvem é a estabilidade dos servidores. Uma empresa que fornece a solução de e-mail em cloud tem um ambiente adequado e uma equipe expertise para manter a estabilidade do sistema, minimizando drasticamente as possibilidades de quedas da ferramenta, erros ou invasões. Ou seja, mesmo que o link de internet da sua empresa caia o seu e-mail não será prejudicado.

Além da garantia da segurança das informações. Vamos criar uma situação para melhor entender o porquê o e-mail na nuvem é mais seguro do que o e-mail local.

Sua empresa possui um e-mail local, um servidor interno para hospedar seu e-mail e acontece uma catástrofe. Uma inundação dentro do ambiente onde está localizado o seu servidor. O que vai acontecer com as informações que estão armazenadas nesse equipamento? Bom, se você não tiver nenhum um “plano b” todos ou boa parte dos dados contidos serão perdidos.

Agora se o seu e-mail estivesse na nuvem nada disso aconteceria, pois além de estar um ambiente seguro contra desastres naturais e invasões maliciosas, o fornecedor do e-mail na nuvem ficará responsável em oferecer uma rotina de backup contínua e filtros anti-spam. Portanto, se sua companhia está buscando facilidade, flexibilidade e redução de custos financeiros, não tenha dúvidas – o e-mail na nuvem é a solução ideal para o seu negócio.

A melhor solução de e-mail na nuvem

O sistema de e-mail na nuvem da Online Data Cloud oferece tudo o que as empresas precisam para manter a comunicação clara e efetiva do seu negócio. Acesso web, sincronização de dispositivos, rotinas de backup, acesso remoto e preço justo são algumas das vantagens oferecidas na nossa solução de e-mail cloud. Possibilitamos a migração do e-mail local de contas já existentes para o e-mail na nuvem de forma rápida e segura e garantimos a performance ideal para o seu e-mail corporativo.

Quer saber um pouco mais sobre o e-mail na nuvem? Converse com um dos nossos consultores e veja como migrar o seu e-mail pode trazer resultados que você jamais pôde imaginar!

DevOps - Online Data Cloud

Compartilhar: