Sustentação de infraestrutura: como garantir a melhor performance

Sustentação de infraestrutura: como garantir a melhor performance

Além de obter uma estrutura com qualidade e segurança certificadas, é preciso gerenciá-la com assertividade.

 

Não é incomum que muitas empresas optem – por uma questão de compliance e, até mesmo, desconhecimento dos benefícios da nuvem – por fazer o armazenamento dos seus dados em uma estrutura interna, com a utilização de um data center. Manter um centro de processamento de dados não é tarefa fácil, pois além de necessitar de um boa estrutura física, muitas vezes, a companhia deseja que a área de TI também assuma a gestão de toda essa infraestrutura

 

Para otimizar o desempenho desse ambiente, muitos gestores escolhem investir também na modernização do seu data center. Para isso, investem na obtenção do mais alto nível de certificação possível em segurança e facilities, por exemplo. “A situação, muitas vezes, é a seguinte: a empresa compra as máquinas, as licenças, a virtualização, etc. Ela precisa também ter skills, como certificados em virtualização, em segurança, em Windows, Linux, banco de dados, etc. Muitas vezes, a companhia tem a infraestrutura dela, mas contrata um terceiro para apoiá-la na gestão de tudo isso”, conta Adriano Filadoro, sócio-diretor da Online Data Cloud.


Realizar a gestão de toda essa infraestrutura internamente pode resultar em falhas que realmente devem impactar o negócio como um todo, como paradas mais longas do que ocorreriam, caso essa gestão estivesse sendo realizada por especialistas. “Imagine a companhia comprando um ambiente todo novo, colocando em um data center de mais alto nível de certificação possível em segurança e facilities, como citado, contratando, por fim, o que tinha de melhor no mercado. É a mesma coisa que comprar um caminhão 0 km e soltar numa ladeira. Ele vai quebrar, se o motorista não sabe pilotar, não sabe como freia, não sabe como faz uma curva. A sustentação vai ajudá-lo a pilotar a sua infraestrutura”, exemplifica.

 

Erros que podem ocorrer sem uma sustentação de infraestrutura adequada


A falta de cuidados com a infraestrutura do seu ambiente pode trazer enormes dores de cabeça não só para a sua área de TI, mas para a companhia como um todo, a partir do momento em que outras áreas dependerão das informações gerenciadas nesses servidores.


“Ele pode ter todo tipo de problema derivado de uma má gestão, como uma parada inesperada; se ele não monitora o ambiente, pode ter problemas com isso; se ele não faz o backup adequado do ambiente dele, ele pode depender de um tempo absurdo, por exemplo, para conseguir receber esses dados novamente e isso prejudica o atendimento aos negócios”, destaca Filadoro. “Quando ele tem uma gestão efetiva, nós conseguimos reduzir o downtime do ambiente dele e entregar maior nível de serviço, tornar as aplicações o mais online possível para seus usuários, com maior tempo no ar possível, e em uma eventual falha, apresentar um tempo bem reduzido para identificação e ação sobre o problema”, complementa o sócio-diretor da Online. 

 

Vale destacar que não é porque o ambiente é novo que ele estará livre de problemas. A partir do momento em que a gestão não é realizada de forma adequada, os problemas aparecerão em ambientes novos ou antigos. 

 

O que a Online Data Cloud garante na gestão da sua infraestrutura

 

  • Monitoramento de ambientes: com o monitoramento proativo e o acompanhamento do seu ambiente de TI, o nosso time reduz downtimes, aumenta a disponibilidade dos seus serviços e acompanha o status da sua infraestrutura em tempo real.

 

  • Gestão corretiva: gestão corretiva, adaptativa e evolutiva do seu ambiente de TI. O nosso time trabalha na correção de incidentes de forma preditiva, por meio do suporte remoto, prevenindo prejuízos para o seu negócio, causados por erros ou panes no sistema.

 

  • Análise contínua: são feitas análises estratégicas para otimizar sistemas já existentes e intensificar resultados com serviços concentrados na prevenção de problemas, correção de erros, identificação de necessidades e aplicação de soluções ágeis e efetivas, para entregar performance e disponibilidade, sem interrupções.

 

  • Time que pensa além das nuvens: gestão customizada e suporte completo de um time qualificado, com a certificação mais importante na área de TI (ISAE 3402).

onlinedatacloud

Compartilhe isso: