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Além de contar com inúmeras soluções de back-up na nuvem e recuperação de desastres, as empresas ainda têm de fazer um trabalho intenso de conscientização junto à sua força de trabalho. De acordo com o CEO da Online Data Cloud, Adriano Filadoro, é possível limitar o acesso dos notebooks de uma empresa a sites de conteúdo adulto ou inapropriados. Ou ainda monitorar o tráfego de uma empresa para detectar qual máquina é responsável por tornar todos os processos mais lentos. É possível até mesmo interceptar más condutas individuais. Mas a mensagem mais importante ainda é: “não toque no ‘clique aqui’”.

Segundo Filadoro, é nesse segundo antes de a pessoa apertar a tecla que deve falar mais alto o bom senso. Ou seja, ninguém deve ser tão ingênuo a ponto de achar que pode levar vantagem clicando num link enviado por e-mail. Também não deve clicar por medo de uma conta vencida ou uma multa qualquer. Tudo isso pode ser checado nos aplicativos das empresas e órgãos oficiais, sem precisar clicar em links maliciosos. “É através do convencimento das pessoas que as ferramentas disponíveis para evitar perdas e danos se tornam fortes aliadas”.

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