Quem não se lembra da frase citada pelo Tio Bem na HQ do Homem-Aranha (1962) e depois eternizada no primeiro filme de 2002 bem na hora de sua morte? “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Empregada nas mais diferentes situações de lá para cá, agora essa frase pode refletir muito o momento da transformação digital que o mundo está vivendo. Na medida de novas conquistas, novos ataques e novas responsabilidades são criados. Se, antes, o dono de uma pequena ou média indústria podia “mandar instalar um programa antivírus” e ia para casa com a sensação de segurança por ter fechado muito bem seu escritório e deixado vigias na porta principal, isso hoje parece uma imagem distante da realidade.

Cada vez mais empresas se dão conta – infelizmente, do pior jeito – que o cenário agora é outro. Se, por um lado, tudo é feito com mais precisão, mais controle, mais agilidade, mais comunicação, mais resultados etc., também a parte negativa aparece muito mais. São sites governamentais derrubados não sei por quem, grupos que se unem para paralisar serviços essenciais, negócios de uma empresa paralisados às vezes por dias, sequestro de dados em troca de bitcoins, ataques cibernéticos, ataques de ransomware, phishing repaginado, ataques pessoais aos dados do smartphone, roubos via Pix, ataques via Internet das Coisas (IoT).

Não há dúvida de que estamos em plena Transformação Digital, empresas gigantes começam a explorar o Metaverso. Estamos na era em que tudo pode ser compartilhado na nuvem, em que o trabalho pode ser remoto ou híbrido… e tem até aquela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que surgiu num momento oportuno, mas ainda exige medidas mais claras de conduta. Agora, a pergunta que não se cala: o que sua empresa está fazendo para se proteger? Fale com a Online! Temos novidades para você.

 

Compartilhar: