O número de pessoas e empresas vítimas de golpes bancários vem aumentando e as perdas estão na casa dos bilhões de dólares. Mas, como os golpistas entram nas contas bancárias das pessoas idôneas? A maioria dos clientes bancários recebeu uma mensagem de texto ou e-mail suspeito alegando ser de seu banco ou notou tentativas incomuns de login em sua conta. Estes são sinais de alerta de que alguém está sendo alvo de golpistas de bancos. Não se deve ignorá-los. Para se proteger, é preciso entender quais golpes bancários os fraudadores usam, como eles visam alguém e como proteger as contas bancárias para sempre.

Como acontecem os golpes bancários? Aqui estão os principais meios de fraude: enviar boletos falsos que o vinculam ou associam sua empresa legalmente a alguma ação; enviar um e-mail de spam ou uma mensagem de texto falsa que exija que você responda com um código de login ou um link para baixar malware; fazer com que você compartilhe o número de cartão de crédito ou informações de conta bancária em um site de phishing; fingir ser um representante do banco e pedir o número da conta pelo telefone; tentar obter acesso remoto à  plataforma bancária online por meio de malware ou vírus; comprar informações bancárias na Dark Web.

O objetivo de qualquer golpe bancário é obter acesso à conta bancária – principalmente, se você movimenta a conta da sua empresa ou da companhia em que trabalha. Mas, preste bem atenção: raramente os golpistas terão sucesso ao tentar acessar a conta sem sua ajuda. Sendo assim, além de contar com uma plataforma de segurança completa, eficiente e ágil (como o Vigilant), é importante se prevenir para não entregar ouro a bandido. Golpes bancários exigem que se compartilhe informações financeiras com um golpista, instale malware em seus dispositivos ou use boletos não verificados e outros materiais bancários. Na correria diária, isso pode acontecer ainda que se esteja atento na maior parte do tempo. Portanto, quanto mais entender como eles tentam realizar golpes bancários, mais seguras serão as informações da conta e mais protegido estará o dinheiro.

DEZ tipos mais comuns de golpes bancários:

  1. Golpes de pagamento em duplicidade
  2. Golpes de emprego
  3. Golpes de débito automático
  4. Golpes de ofertas inacreditáveis
  5. Fraude de boleto não solicitado
  6. Golpes de impostores do governo
  7. E-mails de phishing e mensagens de texto
  8. Golpes de caridade
  9. Golpes de empréstimo online
  10. Golpes de prêmios e loterias

 

 

Compartilhar: